Foto: Divulgação
O serviço de atendimento à população, esclarecendo dúvidas sobre questões que sejam pertinentes a Administração Municipal, faz parte das práticas adotadas pela atual gestão da Prefeitura de São José dos Pinhais.
Seguindo esta política, o Secretário Municipal Assistência Social, Imar Augusto, recebeu em seu gabinete no dia 17, terça-feira, o administrador do “Grupo São José de Todos”, Marcos Santos, para tirar dúvidas sobre as mudanças no atendimento socioassistencial do bairro Campestre da Faxina.
No encontro, o administrador da página que fica hospedada em uma rede social, ouviu do secretário a garantia de que o trabalho realizado na localidade não será encerrado. Como já acontece rotineiramente, ele continuará sendo realizado às segundas-feiras na edificação que fica ao lado da Igreja.
Hoje, o prédio que abriga o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Campestre da Faxina, durante os outros dias da semana serve apenas como base operacional para o deslocamento da equipe que atende outras regiões da área rural do Município. Com a inauguração da nova unidade CRAS Cyro Pellizzari II, no Jardim Fabíola, a equipe que antes era reunida no Campestre da Faxina, passará a ter como base o Cyro Pellizzari II. Esta troca de base acontecerá para melhorar o serviço, uma vez que essa nova Unidade é mais moderna e com melhor acesso a outras localidades rurais.
Como na região do Campestre da Faxina, o atendimento em outras áreas da zona rural continuará acontecendo da mesma maneira. Uma vez por mês pela manhã, também na segunda-feira, ele é realizado no Córrego Fundo, nas dependências da Unidade de Saúde. Nas terças-feiras durante as manhãs, duas vezes por mês, é feito no Campo Largo da Roseira, na Sala da Catequese, e uma vez por mês na Roça Velha, na Escola Carlos Gomes. Ainda nas terças-feiras, durante a tarde, o atendimento acontece uma vez por mês, na comunidade do Marcelino, dentro da Unidade de Saúde, e um dia inteiro na localidade do Castelhano, na Unidade de Saúde.
Duas vezes por mês a equipe volante da Assistência Social atende pela manhã a comunidade da Cotia, nas dependências da Unidade de Saúde e a comunidade da Malhada, na Sala da Catequese. Todas as quintas-feiras o atendimento é concentrado no bairro da Contenda, na sede da Emater. Nas sextas-feiras a equipe fica concentrada na base operacional, realizando estudos dos casos acompanhados durante a semana e fazendo o planejamento das visitas e trabalhos que serão desenvolvidos nos próximos dias.
Ampliação e melhora no atendimento
A Prefeitura de São José dos Pinhais abriu neste mês o Edital de Licitação 406/2015, que tem como objetivo adquirir um veículo furgão adaptado, do tipo escritório volante, para a implantação de uma Unidade Móvel de atendimento socioassistencial. Este veículo será utilizado para potencializar o atendimento feito pela Assistência Social às comunidades rurais do Município e sua destinação será exclusiva para a população destas áreas. Como a abertura das propostas acontece no dia 16 deste mês, a Unidade deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2016.
Junto com início do funcionamento desta Unidade Móvel a Secretaria Municipal de Assistência Social estuda ampliar o atendimento realizado na área rural, levando a unidade a locais que ainda não possuem atendimento, como: Colônia Murici, Colônia Mergulhão, Gamelas, Curralinho, Osso da Anta, entre outras.