Rede de Saúde de São José dos Pinhais passa a atender com sistema avançado no diagnóstico de doenças do coração

Rede de Saúde de São José dos Pinhais passa a atender com sistema avançado no diagnóstico de doenças do coração

 

Na manhã do dia 17, terça-feira, as equipes de saúde do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP) e do Centro de Especialidades Médicas (CEM) passaram por qualificação para procedimentos de emergência em doenças cardiovasculares. O Latin, sigla para Latin America Telemedicin Infarct Network, é um projeto internacional especializado em diagnóstico rápido em doenças do coração e, no Paraná, São José dos Pinhais é o Município pioneiro a ser implantado este serviço. Desde o início do ano as Unidades de Pré-Atendimento (UPAs) Rui Barbosa e Afonso Pena já trabalham com o sistema. O sucesso foi tão grande que agora o HMSJP e o CEM passam a trabalhar integrados.

De acordo com o secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Brasilio Vicente de Castro Filho, a ampliação do programa de prevenção de doenças do coração no Município será mais um avanço para a qualidade do serviço médico à população. “Estamos ampliando este sistema avançado de tratamento de dor torácica, que inclui especialmente às ocorrências de infarto do miocárdio. Com ele passa-se a ter um diagnóstico rápido, que possibilita mais tempo para evitar uma morte. O sistema já teve bons resultados nas UPAs e, com certeza, será ainda mais eficaz com a sua extensão no Hospital e no CEM”, disse.

“O que está sendo implantado em São José dos Pinhais é uma iniciativa revolucionária no diagnóstico preciso e rápido de exames de doenças de coração, que já obteve ótimos resultados nas UPAs do Município. Aqui no Paraná somos os pioneiros. Cada paciente que atendemos com infarto agudo do miocárdio passa por um exame local que é encaminhado, por um sistema de computador, diretamente a uma central 24 horas de cardiologistas em São Paulo, que em minutos respondem o laudo, direcionando o procedimento a ser seguido pelos nossos profissionais. Caso nosso paciente necessite de um Hospital referência em cirurgias de coração, ele é encaminhado ao Hospital do Rocio, em Campo Largo, o qual já mantínhamos uma parceria de trabalhos médicos”, declara o diretor do Departamento de Urgência e Emergência de São José dos Pinhais, Rafael Antonio Gabriel.

Rapidez e precisão no diagnóstico é o que também destaca o diretor do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais. “A Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do secretário Brasilio, está de parabéns! As doenças cardiovasculares são hoje as que mais matam pessoas no Brasil. Com este sistema que está em implantação também no Hospital São José teremos condições de saber, em minutos, o resultado de um exame de eletro e proceder com precisão e rapidez sobre cada paciente”, destaca.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress