O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), foi diplomado nesta quinta-feira (19/12), ao lado do vice-prefeito Paulo Martins (PL) e dos 38 vereadores eleitos e suplentes para a gestão 2025-2028. A cerimônia, realizada no Grande Auditório do Teatro Positivo, no Campo Comprido, foi organizada pela Justiça Eleitoral do Paraná. A diplomação é o primeiro passo para que os representantes escolhidos pelo voto popular assumam seus mandatos em 1º de janeiro.
Presidida pela doutora Carla Melissa Martins Tria, Juíza de Direito da 7ª Vara Cível do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, a diplomação é o ato jurisdicional declaratório que atesta a condição de eleito a candidatos aos cargos eletivos, marcando o encerramento do processo eleitoral. O diploma expedido pela Justiça Eleitoral comprova a vitória nas urnas e é documento indispensável para que eleitos assumam seus cargos.
Pimentel foi eleito em 27 de outubro com 531.029 votos, o equivalente a 57,64% dos votos válidos.
Acompanhado da esposa, Paula Mocellin, dos filhos Luca, Eduarda e Leonardo, da irmã Claudia Pimentel Slaviero e do pai, o empresário Cláudio Slaviero, Eduardo Pimentel agradeceu aos eleitores a confiança recebida para administrar Curitiba nos próximos quatro anos.
“Quero agradecer a Deus e mais uma vez a cidade de Curitiba que me honrou com o mandato de prefeito. Uma honra e grande responsabilidade sentar na cadeira que já foi de Ivo Arzua, Jaime Lerner, Rafael Greca, que construiu uma cidade que é a capital menos desigual do país, a cidade com a melhor qualidade ambiental do país, é um orgulho muito grande”, disse Pimentel.
O agora diplomado prefeito assumirá o comando da capital paranaense com a experiência de oito anos como vice-prefeito de Rafael Greca e o compromisso assumido com a população de promover um novo ciclo de crescimento sustentável, pautado na geração de emprego e renda, enfrentamento às desigualdades, inclusão e promoção da qualidade de vida para todos os cidadãos.
“Reafirmo o meu compromisso com Curitiba de que vou me dedicar de corpo e alma nos próximos quatro anos, com a minha família, com a minha equipe, para trabalhar cada vez mais por uma Curitiba mais inclusiva, mais justa e desenvolvida”.
Desafios
Pimentel destacou alguns dos desafios para o primeiro ano de sua gestão. “Estão entre eles a discussão sobre a destinação dos resíduos, a nova concessão do transporte coletivo – que vence no ano que vem e que precisa de um novo contrato – e o plano diretor da cidade. Estamos compondo uma equipe técnica e vamos trabalhar ouvindo sempre e em diálogo com a população, com o setor produtivo, com as entidades de classe, com a sociedade civil organizada, com os líderes comunitários, para fazermos o melhor para a cidade”, completou.
Investimentos nas áreas da saúde, educação, a preparação da voltas às aulas em fevereiro, a qualidade do ensino municipal e a expansão da oferta na educação infantil também estão entre as prioridades iniciais da administração, que foram citadas pelo prefeito diplomado.
Processo democrático
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson, foi quem entregou o diploma a Pimentel.
“Este é um momento muito importante: o coroamento do processo democrático em Curitiba, após uma eleição em que tivemos eleitores e candidatos conscientes da necessidade de um pleito pacífico. Foi o que ocorreu em Curitiba e em todo o Paraná”, disse.
Vindo do poder legislativo, o vice-prefeito diplomado Paulo Martins disse que está se adaptando ao poder executivo onde vai contribuir muito para uma boa gestão.
“O processo eleitoral foi um debate intenso, mas mostrou que Eduardo Pimentel é o nome ideal para liderar a cidade. Ele está preparado, e eu estarei ao lado dele para contribuir. Há muitos projetos da Prefeitura que já estão funcionando bem e que vamos dar continuidade, mas também temos grandes novidades para implementar, incluindo mudanças importantes na estrutura administrativa”, disse Martins.
Contas aprovadas
Nesta semana, as contas de campanha de Pimentel foram aprovadas sem ressalvas pela Justiça Eleitoral, que destacou a regularidade na arrecadação e aplicação dos recursos. A decisão, fundamentada em parecer técnico e manifestação favorável do Ministério Público, reafirma o cumprimento das normas do TSE.
A posse dos eleitos para comandar a cidade pelos próximos quatro anos será no dia 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal de Curitiba, no Centro.
Compuseram a mesa para a diplomação: a juíza da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba e presidente da sessão, Carla Melissa Martins Tria; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o procurador eleitoral Marcelo Godoy; os juízes eleitorais de Curitiba: Daniela Salviane Lemos Leones (174ª Zona Eleitoral), Cristine López (1ª ZE), Michele Pacheco Cintra Stadler (2ª ZE), Marcelo Mazzali (4ª ZE), Irineu Stein Júnior (145ª ZE), Marcelo de Rezende Castanho (176ª ZE), Patrícia di Fuccio Lages de Lima (177ª ZE) e Vanessa Jamus Marchi (178ª ZE); a desembargadora eleitoral federal Cláudia Cristina Cristofani; os desembargadores eleitorais Luiz Osório Moraes Panza, Júlio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandez Denz e José Rodrigo Sade.
A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Quem é Eduardo Pimentel
Eduardo Pimentel, curitibano de 40 anos, é administrador, especialista em Cidades Inteligentes pela FGV e pós-graduado em Agronegócios. Casado com Paula Mocellin, é pai de três filhos. Neto do ex-governador Paulo Pimentel, destacou-se como diretor da Fundação Cultural de Curitiba, diretor agrocomercial da Ceasa/PR e subchefe da Casa Civil do Paraná e secretário estadual das Cidades. Vice-prefeito de Curitiba por dois mandatos (2017-2024), liderou projetos como a Linha Verde, a criação do programa de requalificação da malha viária – replicado para outros municípios – e importantes obras estruturantes e de mobilidade urbana, como o novo Inter 2 e os BRTs Norte/Sul e Leste/Oeste. Como secretário estadual das Cidades, viabilizou R$ 4 bilhões em obras para o Paraná, consolidando sua trajetória de gestão eficiente e compromisso com o desenvolvimento sustentável.