O prefeito Rafael Greca entregou, no dia 18, quarta-feira, as novas estações-tubo Atuba e Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Linha Verde. Com a conclusão da obra, o transporte coletivo na região ganha novas linhas, incluindo o Ligeirão Expresso Linha Verde (Atuba/Pinheirinho), mais integração metropolitana e ainda mais ônibus. Durante a inauguração foram entregues, também, 23 novos coletivos que passam a integrar a frota de Curitiba e que vão atender linhas da região.
“Entregamos a estação-tubo Atuba, a última do eixo norte, possibilitando que os cidadãos possam ir de Norte a Sul da cidade pela Linha Verde. São 41 quilômetros do Pinheirinho ao Atuba, percorridos em apenas 42 minutos. Meu coração está em festa. Não teremos mais a Linha Verde deserta”, disse Greca, que estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
A partir de 26/12, sete linhas urbanas e metropolitanas passam a operar na estação-tubo Atuba, incluindo o novo Ligeirão 350-Expresso Linha Verde (Atuba/Pinheirinho), que é a extensão da linha Solar/Pinheirinho, que começou a funcionar em novembro.
A nova linha passa a percorrer 40,6 quilômetros e vai beneficiar 16,1 mil passageiros/dia. “Com a estação Atuba, completamos o trajeto de Norte a Sul pela Linha Verde, beneficiando a população da região e desafogando o Ligeirão Norte Sul. A Expresso Linha Verde passa a ser a linha mais rápida do transporte coletivo, com 30 km/h de velocidade”, diz Maia Neto.
Também passam a fazer conexão na estação Atuba as linhas alimentadoras 222-Esperança e 341-B.Alto/Sta Cândida e as metropolitanas B05-Guaraituba/Cabral (Linha Direta), B42-Guaraituba/Atuba (Via Terminal Maracanã), 031-Quatro Barras/Atuba e S02-Roça Grande/Linha Verde (Atuba).
Segundo o presidente da Urbs, em uma segunda etapa, a partir de meados de janeiro, novas linhas vão fazer conexão com a estação-tubo Atuba, incluindo a inédita 238-Atuba/Sta Cândida, que vai atender 3,5 mil pessoas por dia, com trajeto de 6,8 quilômetros.
Novas estações
A Estação Atuba é a maior de Curitiba. Com 60 metros de comprimento e capacidade para 1.240 passageiros, está localizada na Estrada da Ribeira entre a Rua Antônio de Cristo e Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes.
Já a estação-tubo Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 30 metros de comprimento e capacidade para 753 passageiros, fica na Linha Verde Sul, entre a Av. Comendador Franco e Rua Dr. Ovande do Amaral. Esta estação também terá novas conexões, com possibilidade de integração temporal de 60 minutos com a linha 050-Interbairros V e 465-Erasto Gaertner sentido Centro, de acordo com o gestor da área de operações da Urbs, Sergio Luis Oliveira.
Novos ônibus
Os 23 ônibus apresentados na quarta-feira fazem parte de um pacote de 187 coletivos que serão incorporados à frota até março de 2025. Dezessete veículos já foram entregues na semana passada no Tatuquara. Ao todo, com o novo ciclo de renovação, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% da frota operante atual.
Dos 23 novos ônibus, 15 são articulados e 8 são tipo padron. Os articulados Expressos operarão a 350-Linha Verde (Atuba/Pinheirinho) e os articulados Intercambiáveis (que possibilitam paradas em plataforma elevada e em pontos normais de parada) circularão na nova linha Atuba/Santa Cândida.
Todos os 23 novos veículos são de motorização Euro VI/Conama P8, visando reduzir a produção de poluentes atmosféricos, emissão de CO2 e minimizar os efeitos climáticos e impactos ao aquecimento do planeta.
“Considerando a incorporação desses 23 ônibus com tecnologia Euro 6, teremos uma redução anual em torno de 180 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de aproximadamente 1.260 árvores por ano que, somados aos 17 veículos já apresentados na semana passada, totalizam redução anual de 335 toneladas de CO2e, equivalentes a aproximadamente o plantio de 2.350 árvores/ano”, diz Celso Ferreira Lucio, gestor da área de inspeção de frota da Urbs.
Todos os veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência. Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência, todas as poltronas são estofadas, estando também os ônibus equipados com tomadas USB para recarga das baterias de celular e ainda com calhas verticais nas janelas para que possibilitem a entrada e melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.
Confira mais detalhes dos ônibus entregues:
– 06 Articulados para operação na categoria Expresso, de carroceria Caio Millennium V, chassi M. Benz O500MDA;
– 04 Articulados para operação na categoria Intercambiável, com sete portas, mesclando as paradas em plataforma elevada e em pontos normais de parada, de carroceria Caio Millennium V, chassi M. Benz O500MA;
– 01 Articulado para operação na categoria Intercambiável, de carroceria Caio Millennium V, chassi M. Benz O500MA;
– 02 Articulados para operação na categoria Intercambiável, de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi M. Benz O500MA;
– 02 Articulados para operação na categoria Interbairros, de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi M. Benz O500MA;
– 04 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V, chassi Volvo B320R;
– 04 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Volvo B320R.