Em uma competição que envolveu mais de 80 escolas ao longo de 400 mil quilômetros de extensão e contou com a participação de 15 mil alunos, o Concurso de Desenho Arteris destacou o talento e a criatividade de estudantes de diversas regiões. Com temas interessados em educação ambiental e segurança no trânsito, o concurso proporcionou aos alunos a oportunidade de expressar suas ideias sobre questões importantes para a sociedade.
A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 16 de dezembro, na Secretaria da Educação, e foi realizada pela coordenadora da Arteris, Marilia Regina Costa Yagyu Florêncio, aos alunos e professores premiados.
Anualmente, os alunos das escolas rurais de Campina Grande do Sul participam do concurso e costumam se destacar. Neste ano, dois estudantes, orientados pelas professoras Rosane de Avelar e Andreia Georgino de Jesus, brilharam em duas categorias do concurso, recebendo reconhecimento por seus desenhos inspiradores.
Na categoria Cartão de Natal – Projeto Viva o Meio Ambiente, destinado à Educação Infantil e ao 1º ano, a aluna Paula Beatriz Chuvartz da Silva, de apenas 7 anos, conquistou o prêmio com sua obra, destacando-se entre os estudantes da Escola Rural Municipal João Assunção. Em seu desenho, Paula abordou temas relacionados à preservação ambiental, refletindo a importância da conscientização ecológica desde os primeiros anos de escolaridade.
Na categoria Cartão de Natal – Projeto Escola, com foco em temas de trânsito e externo para alunos do 2º ao 5º ano, o prêmio foi para o aluno Nicolas Knazh Cardoso, de 11 anos, da Escola Municipal Marcos Nicolau Strapassoni. Nicolas, estudante do 5º ano, poderia representar de forma criativa a segurança no trânsito, tema que se conecta diretamente com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
As professoras Rosane de Avelar e Andreia Georgino de Jesus foram fundamentais no incentivo e orientação dos alunos, ajudando-os a explorar suas potencialidades e a refletir sobre questões que afetam a comunidade. O prêmio é um reflexo do esforço conjunto de professores e alunos na busca por uma educação mais conectada aos desafios contemporâneos.
“Ao longo do ano nossas escolas pactuadas no projeto da Arteris, desenvolvem dentro dos conteúdos programáticos os temas de meio ambiente e trânsito. Essa classificação é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido com muita dedicação oportunizando nossos alunos a participarem do concurso após a aprendizagem significativa”, comentou a coordenadora de projetos Marinéia Maneti.
“Mais uma vez nossos alunos e professores se destacam no Projeto Arteris, ficamos felizes com o resultado, que demonstra que estamos no caminho certo, com uma educação que valoriza os temas transversais como meio ambiente e trânsito e as habilidades artísticas de nossos educandos. Um trabalho de excelência de nossa Educação”, destacou a secretária municipal da Educação, Simone Ferrarini de Souza.
“Este concurso é uma oportunidade ímpar para alunos refletirem sobre temas sociais e ambientais enquanto desenvolvem suas habilidades artísticas. A participação das nossas escolas demonstra o empenho das instituições de ensino em engajar os alunos em iniciativas que aliam aprendizado, criatividade e cidadania”, ressaltou a prefeita Belenice Koffke Buff Rotini.