Prefeitura de Curitiba prepara licitação do novo Terminal do Capão da Imbuia

Prefeitura de Curitiba prepara licitação do novo Terminal do Capão da Imbuia

Terminal do Capão da Imbuia
Serão investidos na obra R$ 37.682.829,56 em recursos federais e R$ 10.443.389,55 em contrapartidas municipais, num total de R$ 48.126.219,11.

A Prefeitura de Curitiba vai dar início ao processo de licitação da obra do novo Terminal do Capão da Imbuia, no entorno da Rua da Cidadania do Cajuru.

O município já tem o sinal verde da Caixa Econômica Federal (CEF), com a liberação de recursos do PAC da Mobilidade, para custear o empreendimento. Serão investidos na obra R$ 37.682.829,56 em recursos federais e R$ 10.443.389,55 em contrapartidas municipais, num total de R$ 48.126.219,11.

O novo terminal do Capão da Imbuia faz parte do projeto de evolução do BRT Ligeirão Leste-Oeste, que integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, para a ligação entre Pinhais e o Terminal CIC Norte com a futura operação de ônibus elétricos.

Para o projeto do Ligeirão Leste-Oeste estão previstos investimentos de US$ 93,75 milhões, dos quais US$ 75 milhões pelo New Development Bank (NDB) e US$ 18,75 milhões de contrapartida municipal.

 

Nova dinâmica

O presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, destaca que as obras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável irão dar uma nova dinâmica urbana na região, favorecendo a prestação de serviços, a expansão comercial e imobiliária.

“Com menor tempo de viagem, o usuário tem mais conforto. Além disso, a melhor operação do sistema do transporte coletivo aumenta a atratividade da rede integrada, o que tem impacto na mobilidade como um todo com a redução do uso do carro”, avalia Jamur.

 

Capacidade ampliada

A ampliação do terminal do Capão da Imbuia vai aumentar a capacidade de atendimento do equipamento de 39.369 passageiros/dia útil em 11 linhas de ônibus para 49.123 passageiros/dia útil diretamente que utilizam 16 linhas de ônibus. Mais de 100 mil usuários do sistema de transporte coletivo serão beneficiados pelo novo terminal.

A obra prevê três plataformas e 22 pontos de parada simultâneos. A ampliação vai ser implantada na quadra ao lado do equipamento atual, vizinha à Rua da Cidadania do Cajuru, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster, com área total construída aproximada de 9.920 m², contando ainda com um bicicletário de apoio.

 

Corredor de transporte

A implantação do novo terminal, a requalificação da Rua Francisco Mota Machado para uma via de tráfego de fluxo contínuo e o binário formado pelas ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster ajustam o segmento do Corredor de Transporte Leste-Oeste, implantando características próximas a de outros eixos estruturais, que orientam crescimento da cidade.

Aprovado em 1966, o Plano Diretor de Curitiba é sustentado pelo Sistema de Trinário Vias, formado por uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, duas de tráfego lento, que permitem o acesso ao comércio e às residências, e duas vias externas, em sentido contrário (centro-bairro e bairro-centro) chamadas de vias de tráfego rápido.

No eixo Leste-Oeste, por conta do paralelismo com a ferrovia, a configuração tem dificultado a implantação de um sistema viário de maior fluidez, reprimindo o desenvolvimento que o zoneamento permite pela legislação de Uso e Ocupação do Solo.

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