Curitibinhas do bairro Cajuru ganham Unidade de Ensino Integral revitalizada

Curitibinhas do bairro Cajuru ganham Unidade de Ensino Integral revitalizada

Unidade de Ensino Integral
Prefeito Rafael Greca entregou à comunidade do Cajuru a revitalização da Unidade de Ensino Integral (UEI) Escola Municipal Senador Enéas Faria, que oferece ensino no contraturno a 120 estudantes

Os estudantes da Escola Municipal Senador Enéas Faria, no Cajuru, ganharam um espaço de aprendizado e recreação no contraturno escolar totalmente renovado, com finalização das obras de revitalização da Unidade de Ensino Integral (UEI), entregue na manhã do dia 25, segunda-feira, pelo prefeito Rafael Greca.

“Quero dizer da minha satisfação de entregar essa extraordinária Unidade de Ensino Integral totalmente revitalizada, que amplia o número de vagas para a escola que há 17 anos serve à região do Cajuru, e em ver realizada nossa ambição de ter uma cidade inteira com oferta de Ensino Integral, atendendo a 75 mil crianças”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Ao lado da secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, Greca assistiu as apresentações de estudantes da UEI e descerrou a placa da entrega das obras.

 

Curitibinhas criativos

O prefeito e os presentes acompanharam duas peças preparadas pelos curitibinhas e suas professoras: uma coreografia com a música Aquarela, de Toquinho, e um jogral com o Hino de Curitiba. Greca foi presenteado com uma peça de artesanato em forma de araucária.

O prefeito celebrou a criatividade dos pequenos e ressaltou seu contentamento de ter estendido para todas as escolas municipais a oferta do Ensino Integral, opcional às famílias dos estudantes.

No formato, os curitibinhas estudam em um turno (manhã ou tarde) e no outro, têm no espaço educacional um lugar para seguir aprendendo, brincar, conhecer equipamentos culturais da Prefeitura, aprender a fazer hortas, conhecer a cidade nas Linhas do Conhecimento.

 

Espaço qualificado

O UEI passou a atender os estudantes da Escola Municipal Enéas Faria no início deste ano, ofertando mais 120 vagas no Ensino Integral para os estudantes da unidade – sendo 60 pela manhã e 60 à tarde. Ao todo, a escola passou a ter 380 estudantes nessa modalidade de ensino.

“Estamos em festa por entregar esta UEI, um espaço qualificado, bonito, gostoso, com atividades que fazem parte da nossa diretriz de Educação Integral, em que as crianças têm realmente condições de aprender, com atividades diversas e alimentação garantida”, ressaltou Maria Silvia Bacila.

Até o ano passado o espaço atendia estudantes da Escola Municipal Prof. Maria de Lourdes Pegoraro, que atualmente tem sua própria UEI, que também foi revitalizada.

 

Tudo novo

A UEI tem 122,46 metros quadrados de área construída, com dua salas de atividades, sala de professores, sanitários e cozinha.

Adaptado à acessibilidade, com rampas e corrimão, as obras de revitalização incluíram a construção do muro, de um banheiro para funcionários, da calçada em paver ao redor do imóvel, do jardim e da horta, da rampa com guarda-corpo e corrimão, da cancha de areia e parquinho.

Ainda foi feita a instalação das grades em torno do imóvel e de nova escada para o mezanino; reforma dos solários, dos banheiros, da cozinha, do telhado e dos bebedouros. Também foi feita a pintura interna e externa completas, nova estrutura de iluminação; instalação de forro em PVC e de pergolado na área externa.

 

Presenças

Também participaram da solenidade os vereadores João da 5 Irmãos e Serginho do Posto; o administrador da Regional do Cajuru, Narciso Doro; os familiares do senador: Marcela (viúva), o irmão Fajardo, o filho Luzardo e a sobrinha, Lia; a vice-diretora da escola, Regiane Dias de Souza; a articuladora da UEI, Renata Lucas Afonso Mazucco; diretores das escolas do núcleo Regional Cajuru; professores; superintendentes da Secretaria Municipal da Educação e convidados.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress