Neste ano a temática proposta foi “Novos Olhares Frente à Diversidade Humana e Cultural”
Com o tema “Novos Olhares Frente à Diversidade Humana e Cultural”, Pinhais realizou a quarta edição do Seminário Municipal da Diversidade. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Pinhais, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação do município, a UFPR LITORAL – Campus Matinhos e Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec).
Durante os três dias de evento estiveram reunidos 400 participantes dos municípios de Pinhais, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Balsa Nova, Campo Largo, Contenda, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Tunas do Paraná, Colombo, Rio Branco do Sul, Lapa, Quatro Barras, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul, São Vicente do Paraná, Bocaiúva, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Campo Magro, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Piraquara, Tunas do Paraná, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande.
Para a Secretaria de Educação de Pinhais, o Seminário da Diversidade trata-se de um acontecimento ímpar de convergência acadêmica e de mobilização dos profissionais da educação, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, abrindo espaço também para a participação da comunidade em geral. “Espero que cada vez mais possamos repassar esta temática em sala de aula, promovendo assim a formação de cidadãos mais conscientes, que saibam respeitar as diferenças”, destacou.
De acordo com a organização, o evento deu continuidade às discussões iniciadas nos anos anteriores envolvendo as áreas temáticas dos diferentes grupos étnicos que contribuíram e contribuem na formação do povo brasileiro. Tudo isso, com ênfase nos Direitos Humanos enquanto Direito Universal, independentemente da cultura, credo, raça, gênero, sexualidade e condição econômica.
Segundo a coordenadora de Projetos Complementares e presidente da Comissão da Diversidade da Secretaria de Educação, Solange do Rocio Penna, o IV Seminário da Diversidade é de fundamental importância. “O seminário objetiva contribuir significativamente ao promover a discussão e a reflexão sobre temáticas que apontem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária não só em legislações, mas, sobretudo nas ações e relações humanas”, afirmou Solange. “Acreditamos ser esta a tarefa da sociedade como um todo. Tendo a escola em um papel importantíssimo a desempenhar nesse processo”, complementou a presidente da Comissão da Diversidade.