O prefeito Rafael Greca lançou na noite do dia 30, quarta-feira, no Memorial da Cidade, a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024. A edição deste ano, que começa no dia 22 de novembro, promete ser a maior já realizada na história de Curitiba, repleta de muita luz, música, dança, experiências e cenários únicos por toda a cidade.
Com o tema Nosso Coração Está em Festa, as apresentações do Natal de Curitiba, o maior do Brasil, ocorrerão até 23 de dezembro, mas a decoração poderá ser apreciada por 46 dias, até 6 de janeiro de 2025 (Dia de Reis). O Auto de Natal do Largo da Ordem será o espetáculo de abertura, no dia 22 de novembro.
“O curitibano pode esperar a festa natalina mais grandiosa de todas, com muita emoção e beleza, uma programação de espetáculos musicais, balés, feiras especiais e shows de luzes deslumbrantes. A cidade toda vai se vestir para o Natal”, convidou Greca.
Nessa edição, Curitiba também terá a campanha Natal Solidário 2024, de doações de brinquedos para crianças atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), que começa na semana que vem. Além disso, o sentimento de generosidade estará presente no Mesa Solidária, que oferecerá refeições gratuitas de Natal a idosos carentes, desempregados e pessoas em situação de rua.
“O verdadeiro Natal é a celebração do nascimento do menino Jesus e, por isso, nossa programação também busca acolher quem mais precisa com essas ações de solidariedade. Que a paz e o amor de Jesus preencham os corações de todos”, reforçou o prefeito.
Homenagem
O prefeito lembrou que o Natal é celebração da qualidade cultural de Curitiba, que realiza os espetáculos com o trabalho de artistas locais.
“O nosso coração está em festa. Mesmo que o meu coração esteja triste com a morte da minha Margarita (Sansone, primeira-dama), eu ofereço e compartilho com todos a alegria de sermos curitibanos”, disse. “O sorriso é uma coisa que a minha Margarita lega para Curitiba. A cidade é a cidade do sorriso. E também uma ideia de que quem passou pelo outro lado do caminho também vive na cidade do sorriso, onde a dor não existe”, comentou Greca.
Impulso à economia
De acordo com Greca, a edição 2024 do Natal de Curitiba vai unir devoção, beleza e diversão para a alegria dos curitibinhas e suas famílias, para a felicidade de artistas e espectadores e para a admiração dos turistas.
Em sete anos, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais proporcionou mais de 300 dias de atrações gratuitas, com decoração, roda-gigante, carrossel, autos, corais, concertos, óperas, balés, circuitos de carros (drive-thru), feiras especiais e decoração.
Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, os dias que antecedem o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais são de grande expectativa.
“O Natal de Curitiba é muito bonito porque é sempre preparado com carinho pelo prefeito Greca. Além de agradar a nós, os moradores, atrai muitos turistas com a beleza da decoração e as atrações gratuitas, espetáculos de luzes e cores em vários pontos da cidade, o que garante a Curitiba o título de maior Natal do Brasil”, disse o vice-governador.
Com uma média de 100 atrações por ano, realizadas pela Prefeitura, patrocinadores e instituições privadas, o público cresceu 566,7% desde a primeira edição: de 300 mil pessoas em 2017 para 2 milhões em 2023. Do público no ano passado, 311 mil eram turistas e um total de R$ 100 milhões foram gastos no período.
“O Natal de Curitiba já é muito esperado por toda a economia local, dado ao impulso que o evento gera nos indicadores de emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, e também para a cadeia de turismo e receptivo local”, reforça Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento.
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, agradeceu o empenho dos funcionários para organizar o maior Natal do Brasil.
“Serão mais 170 apresentações artísticas e isso vai requerer o trabalho de cerca 650 pessoas, entre elenco e todo o pessoal de apoio que trabalha para realizar o Natal e garantir a beleza das atrações”, disse.