Nesta semana teve início em Pinhais o 4º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), o levantamento é realizado periodicamente pelas equipes da Seção de Vigilância de Zoonoses. Vale destacar que as ações permitem a identificação de áreas com maior ocorrência de focos do mosquito e para a realização do trabalho é importante que a população colabore ao recepcionar os agentes de combate às endemias durante as visitas.
Durante essas ações, os agentes de endemias visitam as casas em todos os bairros do município, com o objetivo de coletar o máximo possível de amostras de larvas para identificação do vetor. “Lembramos que o mosquito Aedes aegypti, além da dengue, também transmite febre amarela, zika e chikungunya”, explica Priscila Cristiane Bordin, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde.
“O combate a esse vetor é um dever de todos nós, por isso pedimos a colaboração de toda a população nesse sentido, inclusive ao recepcionar os agentes de combate às endemias durante as visitas. Além da identificação de áreas com maior incidência, os levantamentos nos trazem informações de onde são os criadouros predominantes, permitindo atuar de forma mais direcionada”, completa Priscila.