Mega ação de Outubro Rosa promove orientações gratuitas sobre saúde da mulher

Mega ação de Outubro Rosa promove orientações gratuitas sobre saúde da mulher

Outubro Rosa
Estima-se que mais de 73 mil mulheres recebam diagnóstico de câncer de mama em 2024 no Brasil, país que teve 18 mil mortes pela doença em 2021

O Eco Medical Center promove no dia 17 de outubro, em Curitiba, uma mega ação do Outubro Rosa em prol da saúde feminina. Diversas áreas médicas estarão reunidas, ensinando as mulheres as melhores práticas de saúde, prevenção e detecção do câncer de mama. Tudo gratuito e aberto ao público.

O evento contará com mastologistas, que vão informar sobre a importância do autoconhecimento das mamas e sinais de alarme que podem estar presentes no autoexame; oncologistas, falando das chances de cura quando se faz uma detecção precoce e dos novos tratamentos disponíveis para as pacientes com câncer de mama; nutricionistas, que explicarão quais alimentos auxiliam na prevenção e tratamento da doença; educadores físicos e fisioterapeutas, que além de ofertarem um teste de aptidão física gratuito, mostram porque a atividade física reduz em até 30% o risco de desenvolver câncer de mama ao longo da vida. Já a equipe do Centro de Diagnósticos Água Verde (CEDAV), irá explicar sobre a mamografia e como ela é o método de rastreio do câncer de mama mais eficaz e seguro.

A ONG Amigas da Mama também levará histórias inspiradoras de mulheres que superaram a doença. “Nosso trabalho voluntário dá apoio emocional e busca reintegrar as mulheres na sociedade após o tratamento, além de promover palestras educativas sobre prevenção e os direitos das mulheres com câncer”, diz Gladys Haluch, fundadora da ONG.

A ação ocorre no saguão do Eco Medical Center (Rua Goiás, 70, Água Verde – Curitiba), das 9h às 17h.

 

Informações de qualidade sobre o câncer de mama

O Centro de Doenças da Mama (CDM) levará próteses mamárias e modelos anatômicos de mama, para ensinar e exemplificar como são os nódulos suspeitos, como eles podem se manifestar e como localizá-los nas mamas. Também será demonstrado que o autoexame mensal não exclui a realização da mamografia anual.

“O rastreamento mamográfico pode reduzir a mortalidade por câncer de mama em até 40%, e deve ser somado à manutenção de um peso saudável e atividade física regular, que são estratégias eficazes na prevenção”, ensina a mastologista Isabela Chaves Monteiro Soares.

“Infelizmente cerca de 25% das pacientes ainda descobrem a doença numa fase avançada, ou seja, já com metástase. Essas pacientes irão realizar um tratamento paliativo. O ideal é que as mulheres façam a mamografia anualmente a partir dos 40 anos”, reforça Raquel Skrsypcsak Andrade, oncologista clínica do Eco Medical Center e do Centro Integrado de Oncologia de Curitiba (Cionc).

“Continua sendo o único método de rastreamento que, por meio de múltiplos estudos, é capaz de reduzir as mortes por câncer de mama por permitir o diagnóstico precoce, antes que as lesões se tornem palpáveis”, informa o médico radiologista Lucas Gennaro, do CEDAV, sobre a mamografia. Quando alguma alteração é encontrada no exame, o próximo passo é a biópsia, que vai determinar qual a natureza da lesão (se é câncer ou uma alteração benigna), além de definir possíveis fatores prognósticos. Ultrassom ou ressonância magnética podem complementar o diagnóstico.

 

Alimentação + exercícios = prevenção

A obesidade, principalmente após a menopausa, está relacionada ao maior risco de câncer de mama e por isso é preciso manter o peso sob controle. Desta forma, uma equipe de nutrição do Eco estará presente para realizar o cálculo de IMC e fornecer dicas alimentares para a prevenção de doenças.

“Uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais, alimentos antioxidantes e ômega 3 (peixes e linhaça) pode ajudar a prevenir o câncer de mama, auxiliando na regulação hormonal e na manutenção do peso ideal. Fuja dos industrializados e consuma coisas naturais, que dão todos os nutrientes e fornecem compostos bioativos com ação antiinflamatória e antioxidante. Quanto mais colorida for a comida no prato, mais compostos vamos absorver”, ensina o nutricionista Afonso Pinho da Silva Maia.

Igualmente à boa alimentação, atividade física também é essencial para o equilíbrio do organismo. Uma equipe da AGMA Physio & Training aplicará um teste de aptidão física para aferir a capacidade funcional do corpo. A partir do resultado, educadores físicos e fisioterapeutas irão orientar as mulheres sobre como começar uma atividade física e se precisam procurar algum outro profissional (cardiologista, nutricionista, etc.) antes de se exercitar com segurança.

A prática de atividade física regular reduz em até 30% a probabilidade de surgimento do câncer. “Além de melhorar o condicionamento físico, a atividade física auxilia no controle hormonal e no fortalecimento do sistema imunológico, essenciais na prevenção do câncer de mama”, explica Rúbia Benatti, da Agma. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos façam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa.

 

Câncer de mama no Brasil e no mundo

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão é que mais de 73 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama em 2024 no Brasil. Mundialmente, cerca de 2,3 milhões de mulheres recebem esse diagnóstico por ano. No Brasil, cerca de 18 mil mulheres morreram pela doença em 2021.

Nos países desenvolvidos, 90% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama receberam tratamento no tempo adequado e estão vivas após 5 anos do diagnóstico. Nos países em desenvolvimento, esse percentual é de apenas 60%. Esse comparativo mostra que informação e prevenção são as melhores formas de reduzir a triste estatística do câncer de mama.

 

SERVIÇO

Ação pela Saúde Outubro Rosa – Contra o Câncer de Mama

Data: 17 de outubro de 2024

Horário: 9h às 17h

Local: Eco Medical Center – Rua Goiás, 70 (na andar térreo) – Água Verde, Curitiba

Evento público e gratuito

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress