Estão abertas as inscrições para o 1° Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul, evento ligado aos segmentos de turismo de natureza e sobre rodas. O encontro, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro em Pinhais, conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, o órgão de promoção comercial do setor.
O objetivo é abrir um espaço de discussão, troca de experiências, produção científica e elaboração de políticas públicas ligadas à atividade no Brasil. O evento acontece em paralelo à 8ª Expo Motorhome, que vai ocupar os salões da Expotrade, de 13 a 17 de novembro.
Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o Fórum traz à tona discussões relevantes sobre a temática dentro do Estado. “O turismo sobre rodas, caravanismo e outras modalidades similares têm crescido muito no Paraná. A iniciativa é importante, pois abre um espaço de discussão sobre um tema cada vez mais em alta no setor do turismo, responsável por angariar muitos visitantes e fomentar as economias locais”, disse.
ESPAÇO ACADÊMICO
O Fórum é parte do desdobramento do projeto de pesquisa sobre Caravanismo e Mobilidade Turística realizada pelo professor Luiz Ernesto Brembati, do curso de Turismo da UFPR, em parceria com o professor Walter Pablo, da Cátedra de Turismo Rural da Universidade de Buenos Aires-AR e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina – INTA.
A comunidade científica dedicada aos estudos e pesquisas sobre campismo, caravanismo, ranchomovilismo, transportes, hospitalidade, lazer e outras áreas também pode participar do Fórum com trabalhos, artigos e resumos submetidos e selecionados por meio de edital.
TURISMO SOBRE RODAS
Chegando a sua 8ª edição, a Expo Motorhome é uma experiência única para apaixonados por viagens, turismo e aventuras. Os visitantes têm a oportunidade de explorar vários veículos recreativos, conhecer fabricantes e o que há de mais moderno em termos de tecnologia e design de veículos ligados à atividade do campismo e caravanismo.
“Temos observado de perto a questão do caravanismo, pois é uma das tendências do setor do turismo mundial, e o Paraná tem potencial para a realização dessa atividade”, destacou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
“Nossos departamentos de segmentação estudam e dialogam sobre as questões relacionadas à prática, como o Departamento de Turismo sobre Rodas, por exemplo. Isso é importante para mostrar como o Estado está empenhado em entender as demandas setoriais e, sobretudo, promover os melhores atrativos paranaenses em cada recorte turístico”, completou Cortes.