O programa Empreendedoras da Beleza formou no dia 19 de setembro a primeira turma de 30 alunas em São José dos Pinhais. Com objetivo de criar oportunidades de trabalho e capacitar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Estado, através do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), firmou uma parceria com o Grupo Boticário e o Instituto Grupo Boticário para oferecer cursos de empreendedorismo para o mercado de beleza. O projeto acontece por meio do Programa Paraná Competitivo.
Ao todo, o curso teve duração de 63 horas, distribuídos por 18 encontros. Durante a formatura, houve uma banca avaliadora composta por representantes do Governo do Estado e do Grupo Boticário que escolheram entre as 30 alunas dois destaques, que ganharam um curso profissional de maquiagem para noivas.
Uma delas foi Renata Castro, 42 anos, que através do CRAS de São José dos Pinhais foi uma das selecionadas para participar do curso. Renata já é cabeleireira e maquiadora, mas afirma ter se surpreendido com o que a aprendeu no curso. “Achei que não iria encontrar nada de diferente no curso. Mas aprendi muita coisa, muitos detalhes que eu não tinha nem ideia”, ressalta Renata, que já está lucrando com as novas técnicas que aprendeu no curso – um levantamento aponta que 42,9% das alunas que concluíram a capacitação já começaram a ter sua própria renda.
“Já fiz cinco maquiagens desde que o curso começou e todas as clientes adoraram. Teve até marido que veio me elogiar, dizendo que deixei a esposa dele ainda mais bonita. E isso é muito gratificante”, orgulha-se Renata.
Mercado propício
Para a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, a beleza vai além da estética: é um mercado propício para abraçar essas novas profissionais formadas no curso e, assim, transformar a vida dessas mulheres socialmente e economicamente. “Esse programa é fundamental para fortalecer as mulheres e proporcionar uma nova oportunidade para elas. Afinal, a beleza vai além da estética: é uma forma de autoconfiança e empreendedorismo”, defende.
Oportunidade
Para Luiza Simonelli, diretora-geral da Sedef, o curso é uma oportunidade para alavancar a vida dessas mulheres. “É uma chance de aprender, de se formar uma profissional com novas habilidades nesse segmento da beleza. O curso capacita as alunas a buscar sua independência e seu lugar no mercado de trabalho”, reforça.
Já Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, explica que o curso se enquadra no propósito da empresa de transformar a vida das pessoas pela beleza. “O programa Empreendedoras da Beleza é um dos nossos principais alicerces para impulsionar o empreendedorismo e contribuir para a redução da desigualdade social através da capacitação profissional. Queremos, através desses cursos, empoderar as mulheres em situação de vulnerabilidade para que elas sejam cada vez mais e de uma forma próspera, protagonistas da própria história”, conclui.