sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Especialistas discutem diagnósticos setoriais do PDUI da Região Metropolitana de Curitiba

Especialistas discutem diagnósticos setoriais do PDUI da Região Metropolitana de Curitiba

PDUI
Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná realizou seminário com especialistas para apresentar e discutir resultados da síntese dos diagnósticos setoriais e das convergências e divergências na região, em especial diretrizes do uso do solo, planejamento territorial e cenários futuros

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) avança mais um passo no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nesta quarta-feira (11), órgão realizou, em Curitiba, o Seminário Metropolitano de Planejamento – Síntese e Convergência dos Diagnósticos, que reuniu especialistas nesta área para discutir o PDUI da região.

“Estamos avançando neste trabalho importante e cada passo é muito valioso para que, junto com os municípios metropolitanos, possamos trabalhar na organização de ações que buscam impactar de forma positiva o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, afirmou o presidente da Amep, Gilson Santos.

Representantes do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, responsável pela elaboração do plano, apresentaram os resultados da síntese dos diagnósticos setoriais e das convergências e divergências territoriais identificadas na região, além do macrozoneamento atual da RMC.

“Com esta síntese, buscamos identificar as principais áreas de convergência e divergências, estabelecendo o cruzamento de informações entre as funções públicas de interesse comum e seus impactos territoriais na Região Metropolitana”, explicou Gustavo Taniguchi, coordenador-geral do Plano pelo Consórcio PDUI-RMC Sustentável.

O PDUI da Região Metropolitana de Curitiba foi debatido, também, em uma mesa temática destinada a discutir o conteúdo, em especial as diretrizes de uso do solo, planejamento territorial e cenários futuros para o desenvolvimento da RMC. Os participantes do evento puderam enviar suas sugestões e formular perguntas para serem respondidas pelos especialistas que compunham a mesa temática.

Além dos técnicos que fazem parte do Consórcio, também participaram da mesa a professora Rosa Moura, geógrafa pela USP e doutora em Geografia pela UFPR; o professor Rafael Kalinoski, do Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba e da Escola de Administração Pública da Prefeitura de Curitiba; o arquiteto e urbanista Clóvis Ultramari, professor da PUCPR e da UFPR.

A mediação foi conduzida por Millena Ribeiro dos Reis, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Planejamento Metropolitano da Amep, e Raul de Oliveira Gradovski, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress