por Noelcir Bello
No Dia das Crianças, 12 de outubro, das 13h as 17h30, como manda a tradição, no bairro Weissópolis, a festa acontece na Rua Rio Paranapanema, 757.
O evento, criado há 16 anos pelo empresário Vagner Aparecido Palca, surgiu em agradecimento a uma graça alcançada por sua mãe, quando fez uma promessa.
Comerciante do ramo de bicicletas há 18 anos, e sempre no mesmo endereço, Vagner já conquistou a confiança e a simpatia de empresários, parentes, amigos, vizinhos, grupos de moto clube, enfim, de muita gente que doa brinquedos e outros itens para serem distribuidos na festa, que ano após ano conta com um número cada vez maior de crianças e seus familiares, exigindo uma atenção e esforço redobrado para atender a demanda.
Segundo Palca, todo ano, milhares de pessoas, entre elas, aproximadamente 700 crianças participam da festa. No dia do evento, a rua é fechada para que sejam colocados diversos brinquedos infláveis, como cama elástica e piscina de bolinha. Algodão doce, pintura e muitas brincadeiras também são colocadas á disposição das crianças. O evento conta ainda com palhaços, bandas musicais, DJs. A festa se completa com a distribuição de doces, pipocas, salgadinhos e refrigerantes entregues à vontade para todas as crianças. Mas, para que tudo isso aconteça, e de forma organizada, é preciso dezenas de voluntários, entre a família do idealizador, vizinhos e amigos.
Dentre as muitas boas lembranças de todos esses anos, Vagner conta que entre as doações já apareceu até um bolo com mais de três metros, que saciou a vontade das crianças. Ele lembra ainda que teve um ano que foram sorteadas 10 bicicletas e muitos outros brindes. “Esta festa é aberta a toda a comunidade. A diversão é para toda a família, que se distrai com as crianças e ainda pode ganhar muitos prêmios”, destaca
O sonho cresce a cada ano
Para Vagner, seria muito bom que a cada ano, devido ao crescimento do número de famílias que frequentam a festa, mais amigos pudessem ajudar na organização do evento, com doações e no atendimento aos convidados. “Sinto um imenso prazer, uma sensação de dever cumprido. É muito bom para a alma e também para o ego saber que esta festa faz a diferença na vida de diversas crianças. E foi por essa alegria que proporcionamos aos pequenos que, eu e meus amigos, demos o nome de “Amigos Unidos, Crianças Felizes” para esse evento”, explica Vagner.
Dias difíceis
Para a festa deste ano, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 12, Vagner nos contou que está sentindo uma grande diferença nas contribuições. “Nos outros anos, quando faltava, poucos dias para a festa, nosso estoque de brinquedos e guloseimas já estava cheio. Porém, desta vez, ainda faltam muitas coisas. Até a rifa de uma bicicleta GT, aro 29 e freio a disco, que está a venda por R$10,00, cada numero, para concorrer por sorteio, está difícil de vender. Parece que as pessoas estão com menos dinheiro”, argumenta.