O desembargador José Joaquim Guimarães da Costa foi homenageado, no dia 12, segunda-feira, durante a sessão do Órgão Especial, em razão da sua aposentadoria. O momento foi marcado por celebrar a trajetória do magistrado no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). No dia 6, terça-feira, outra homenagem foi organizada pelo colegiado da 2ª Câmara Cível, presidida por ele. Os atos reuniram autoridades, magistrados, amigos e colegas do desembargador.
“Por onde o desembargador José Joaquim Guimarães da Costa passou, deixou marcas profundas e ajudou a elevar o bom nome do nosso Tribunal de Justiça na Terra das Araucárias. A contribuição de vossa excelência para o Judiciário paranaense é fundamental”, disse o presidente do TJPR, des, Luiz Fernando Tomasi Keppen, durante a abertura da sessão do Órgão Especial. “O legado do desembargador permanecerá na história da Justiça paranaense”, completou o presidente.
“Nesta minha trajetória, dentro da judicatura, muito aprendi. E, dentro deste Tribunal aprendi ainda mais. Vejo-me realizado. Vou feliz, pois, Deus me permitiu me sentir muito bem neste trabalho e na companhia de vocês. Me vejo como um irmão de vocês. Muito obrigado por este espaço, eu nunca vou esquecê-lo”, afirmou emocionado o desembargador José Joaquim Guimarães da Costa.
Homenagem em sessão da 2ª Câmara Cível
Na semana anterior, o desembargador José Joaquim Guimarães da Costa já havia sido homenageado pelos magistrados da 2ª Câmara Cível, em sua última sessão do órgão julgador. A solenidade foi organizada pelo desembargador Eugenio Achille Grandinetti, que destacou a trajetória pessoal, acadêmica e profissional do colega e amigo. “O desembargador Joaquim Guimarães sempre foi uma pessoa estudiosa, aplicada e que gosta de dissecar os casos”, disse.
Outros integrantes do colegiado também prestaram homenagens ao desembargador. Convidado para a sessão, o procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti, também enalteceu a trajetória do desembargador. “Em nome do Ministério Público do Paraná, venho reconhecer a grandeza do trabalho de vossa excelência e a contribuição que vossa excelência deu à magistratura do estado do Paraná”, disse o procurador.
Biografia
José Joaquim Guimarães da Costa nasceu em 14 de agosto de 1949, em São Jerônimo da Serra, no Norte Pioneiro do estado. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. O início na magistratura aconteceu em abril de 1984, ao ser indicado para a comarca de Cândido de Abreu.
O magistrado atuou também nas comarcas de Marechal Cândido Rondon, São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba. Em 2006 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado Paraná.