A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Pinhais promoveu a primeira edição do Intercâmbio Cultural da EJA. Na noite da última quinta-feira (01), a Escola Municipal Marins de Souza Santos recebeu a atividade, que contou com uma programação divertida e marcada pela troca de conhecimento. O evento foi alusivo ao Dia Internacional de Idoso.
Na ocasião, os alunos da EJA prestigiaram apresentações culturais, aula de ginástica, e ainda participaram de oficinas. E para animar a noite, um dos alunos, Aparecido dos Teclados, conduziu um animado baile na quadra da escola. Os alunos da E.M. Marins de Souza Santos que participam do projeto Gira Mundo, apresentaram a performance que representa os Estados Unidos.
Os Intercâmbios Culturais serão realizados em todas as escolas municipais que tem turmas da EJA, são elas: Lírio Jacomel, 31 de março, Dona Maria Chalcoski e Antonio da Andrade. Ao todo, 152 alunos estão envolvidos e a ideia é promover a troca de sabedorias, especialmente por se tratar de pessoas têm muita história vivida.
Solange do Rocio Pena, coordenadora da EJA Pinhais, destacou que a iniciativa foi pensada em grupo, e que a ideia surgiu de uma reunião entre professores e pedagogos. “Pensamos coletivamente para criar este momento de aprendizagem de modo diferenciado. O intercâmbio é uma troca e essa foi a nossa ideia principal, estes momentos certamente serão de muito conhecimento”, afirmou Solange.
A secretária de Educação, Andrea Franceschini, também falou sobre a dedicação das equipes. “Parabenizo a equipe da Secretaria de Educação, em especial a coordenadora Solange, as diretoras das escolas que recebem as atividades, além dos professores e pedagogos, que se uniram para proporcionar esse momento. E aos alunos aproveitem ao máximo o aprendizado que terão durante os intercâmbios”, disse a secretária de Educação de Pinhais. “Nós que trabalhamos com a EJA somos apaixonadas por essa modalidade e vocês certamente são vitoriosos pela força de vontade e empenho”, finalizou.
A secretária de Administração, Rosa Maria de Jesus Colombo, enfatizou a dedicação dos profissionais que tornaram a ação possível. “Todos os envolvidos estão de parabéns. Este é mais um exemplo do investimento que Pinhais faz na educação, e a EJA é programa pelo qual tenho um carinho especial”, falou a secretária, que acrescentou ainda: “Quem respeita os idosos, respeita a sua história”.