por Noelcir Bello
O Colégio Estadual Mathias Jacomel participou dos jogos escolares realizados em abril no Poliesportivo Tancredo Neves, no Centro de Pinhais.
A iniciativa foi da Prefeitura de Pinhais e contou com a participação de diversos atletas de futsal. Nos jogos, diversos colégios estaduais de Pinhais competiram, e duas equipes do Mathias obtiveram ótimos resultados, o Bi Campeonato na Categoria B 2014 e 2015, e o vice-Campeonato na Categoria A.
Na última terça feira (29), os alunos e professores do Colégio se reuniram para homenagear e entregar as medalhas e os troféus aos seus campeões. O evento contou com a participação especial da Fanfarra Trovão Azul, composta por alunos do Colégio.
Os treinos acontecem quatro vezes por semana, na quadra do colégio. Os atletas nascidos entre 1998 e 2000 formam a categoria A e na Categoria B, os nascidos em 2001, 2002 e 2003. O professor e treinador David Bueno, também foi Bi- campeão na Categoria B Feminina, com o Colégio Luarlindo. Na hora da entrega das medalhas e troféus, nem todos os atletas puderam se fazer presentes, pois alguns treinam nas escolinhas de futebol e outros já trabalham.
As aulas de futebol fazem parte do projeto do Governo do Estado, as Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo. O professor afirma que o sucesso se deve por ser uma equipe coesa, onde todos jogam para o grupo.
Todos os atletas das duas equipes são muito disciplinados, determinados e levam os treinos muito a sério. Com certeza, alguns alunos serão atletas profissionais, pois jogam muito bem. “Apesar da rotatividade, por conta da idade exigida, o Colégio se manteve campeão”, comemorou o professor David.
Disciplina, boas notas e obediência
Vera, a diretora da escola, nos conta que para participar do projeto estes alunos precisam ter boas notas, disciplina e obediência. “Alguns, inclusive, melhoraram muito o seu rendimento escolar ao entrar para o projeto. Esta é uma exigência para que eles façam parte da equipe.
Os pais também incentivam a participação e também comemoram as vitórias”, garantiu Vera.
Além do futebol, existem outros projetos na escola, como a Fanfarra do Colégio, que conta com 45 alunos. Os projetos da escola são muito bem aceitos por todos os membros da escola. “A escola dá toda a abertura para estes projetos, pois assim o resultado em sala de aula aparece cada vez mais. Melhora até o cuidado com a escola. Acabaram, inclusive, as pichações que frequentemente apareciam nas paredes, muros e até interior do Colégio”, finalizou a diretora.