quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Além da prefeita Professora Rosa Maria, que busca a reeleição, mais quatro candidatos devem disputar a Prefeitura de Pinhais

Além da prefeita Professora Rosa Maria, que busca a reeleição, mais quatro candidatos devem disputar a Prefeitura de Pinhais

prefeitos candidatos
Partidos oficializaram as pré-candidaturas durante as convenções partidárias, que ocorreram no prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, entre 20 de julho e 5 de agosto

O período das convenções partidárias agitou o calendário eleitoral nos últimos quinze dias. O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para os partidos homologarem as pré-candidaturas em convenção partidária para estas eleições municipais transcorreu entre 20 de julho e 5 de agosto. Em Pinhais, a última semana foi movimentada a partir da homologação das pré-candidaturas dos cinco candidatos a prefeito(a) do município: Professora Rosa Maria de Jesus Colombo (PSD), que busca a reeleição; o ex-vereador Mário Marques Guimarães Neto, “Marinho”, (PL); Professora Nanci (PT); Marco Aurélio (MDB) e Luana Suzarte (PP). Os pré-candidatos só se tornam efetivamente candidatos após registro da candidatura na Justiça Eleitoral. A Justiça Eleitoral estabelece prazo até 15 de agosto para o registro. Em 16 de agosto, é dada a largada oficial da campanha eleitoral 2024.

No dia último dia 29, foi a data da convenção do PSD em Pinhais, que homologou a candidatura à reeleição da prefeita Rosa Maria em uma coligação formada, além do PSD, por mais seis partidos (Republicanos, Solidariedade, PSB, PDT, NOVO e Cidadania).

Mais conhecida como Professora Rosa Maria, assim ela escolheu ser chamada e como apresenta seu nome para reeleição à Prefeitura, por lecionar ser o ofício do qual tanto se orgulha, há mais de 40 anos. Com a casa cheia, o evento foi realizado na União das Associações de Empregados da Sanepar. Durante o ato, também foram aprovados os nomes dos candidatos a vereador pelo PSD, totalizando sete mulheres e 11 homens.

 

Apoio do Governador Ratinho Júnior

O candidato a vice-prefeito na chapa com a Professora Rosa Maria, também, já foi homologado, em convenção partidária do Republicanos, tendo o nome do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, sido oficializado. A prefeita de Pinhais conta, nesta campanha, com uma grande vantagem competitiva, além de já ocupar o Poder Executivo municipal há pouco mais de dois anos – quando assumiu o cargo deixado pela então prefeita Marli Paulino (Solidariedade), que concorria à eleição para deputada estadual – ainda, ocupa ainda a presidência do PSD de Pinhais, mesmo partido do governador Ratinho Júnior, que é presidente estadual da legenda. O ingresso no PSD, após saída do Republicanos, em abril deste ano, garantiu à prefeita Rosa Maria apoio inequívoco do governador Ratinho Júnior, a maior liderança política no estado e um dos fortes nomes cotados para uma candidatura à presidência da República, em 2026. Além do apoio, de sempre, do ex-prefeito Luizão Goulart e da deputada estadual Marli Paulino, ambos do Solidariedade.

 

Alta aprovação popular

Com elevada aprovação popular, em torno de 81%, Professora Rosa Maria traz uma proposta de não somente dar continuidade à gestão anterior, mas de aprimorar, aperfeiçoar e ampliar muitos dos projetos e programas já consolidados, além da busca de inovação constante, sempre dentro de um projeto de desenvolvimento sustentável ao município. A prefeita, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto, aparece como a favorita, com intenção de voto de aproximadamente 80%.

Durante a convenção, em pé, o público presente ouviu a fala emocionada da prefeita que é, também, professora, mãe e avó. “Deus me concedeu essa oportunidade, então quero realmente agradecer a cada um de vocês. Agradeço, em especial, à minha família pelo apoio e compreensão pela ausência em alguns momentos. A família é a coisa mais importante que nós temos. Quero agradecer muito aos presidentes dos partidos que confiaram no PSD e estarão conosco para mais esta jornada, em um projeto que fará Pinhais continuar no caminho do progresso e desenvolvimento”, afirmou.

 

Novo Hospital

Rosa Maria enfatizou ainda o apoio do governador Ratinho Júnior, que foi representado pelo secretário de Estado da Administração e da Previdência, Claudio Stabile. “Nós sabemos que podemos contar com o apoio do nosso governador. Temos um hospital pela frente e o compromisso do governador de que nós teremos a sua mão forte em tantos outros projetos, mas sobretudo na área da saúde”, declarou.

Marcaram presença no evento, além de apoiadores, autoridades locais, candidatos e presidentes dos partidos coligados, outros nomes da política paranaense, como o ex-prefeito de Pinhais e presidente estadual do Solidariedade Paraná, Luizão Goulart; a deputada estadual, Márcia Huçulak; a presidente estadual do PSD Mulher, Sandra Duda; o prefeito de Campina Grande do Sul e presidente da Assomec, Bihl Zanetti; e o candidato a prefeito de Piraquara, Professor Marquinhos.

 

“Rumo certo”

“Na condição de candidata à prefeita, junto com o candidato a vice Marcinho, quero declarar todo o meu compromisso de continuar cuidando dessa cidade maravilhosa. Reafirmo que, com tudo que já fui, professora, diretora, secretária, trabalhadora, vice-prefeita e, agora, prefeita, eu me sinto hoje ainda mais preparada, mais confiante, mais obstinada e mais determinada a fazer deste um lugar ainda melhor de se viver. É por isso que nós queremos uma Pinhais no rumo certo”, finalizou a prefeita e candidata à reeleição.

 

Candidatura do partido de Bolsonaro

Entre as candidaturas de oposição, está a do ex-vereador do município, Mário Marques Guimarães Neto, conhecido como “Marinho” (PL). No domingo (28), a Câmara Municipal de Pinhais recebeu a convenção da coligação Partido Liberal (PL), União Brasil e Partido da Mulher Brasileira (PMB), que oficializou Mário Marques Guimarães Neto como pré-candidato a prefeito. Ismael Veiga da Silva, conhecido como Major Veiga, foi confirmado como pré-candidato a vice-prefeito.

Marinho Guimarães, com dois mandatos anteriores como vereador em Pinhais e experiência como diretor de Esportes, diretor do Detran e assessor na Casa Civil do Paraná, tem em seu candidato a vice, o Major Veiga, um forte aliado, a partir do histórico na Polícia Militar do Paraná (PMPR) e atuação como maestro em sua igreja, representando o União Brasil. A convenção, também, marcou o lançamento de 18 pré-candidatos a vereador pelo PL, incluindo 6 mulheres, e 18 pré-candidatos pelo União Brasil, dos quais 7 são mulheres.

A coligação “Paixão por Pinhais Deus Pátria e Família – PL, UNIÃO e PMB” traz uma grande representatividade a uma candidatura conservadora no município, contando com o PL, de Jair Bolsonaro, como “cabeça de chapa”, além do União Brasil, sigla que, em Brasília, é muito bem representada pelo senador Sérgio Moro.

 

Amizade e parceria com Governador Ratinho Júnior

“Marinho”, ainda, é amigo pessoal, de longa data, do governador Ratinho Júnior, tendo ocupado, ao longo dos dois mandatos do governador, importantes cargos no Detran-Pr e na Casa Civil, este último mais recentemente, quando assessorou a Região Metropolitana, atendendo a prefeitos e inteirando-se de maneira muito próxima às demandas e acontecimentos dos municípios da Grande Curitiba. Tendo sido vereador por dois mandatos consecutivos em Pinhais, “Marinho” costuma exaltar seu amor e identificação com o município, onde nasceu, cresceu e formou família, bem como construiu uma carreira política nesta cidade que ele conhece tão bem. Sem dúvidas, “Marinho” apresenta-se como uma liderança que desponta no município e agora tem dito que se sente mais preparado para concorrer à Prefeitura, depois de anos de experiência em cargos no Governo do amigo Ratinho Júnior.

 

Apoio do Governo Lula

No outro lado do espectro ideológico, está a candidatura do PT, representada pela candidata Professora Nanci Stancki da Luz que, além de professora, também, é advogada, diretora sindical e uma das fundadoras do partido no município. Casada, mãe e avó, Professora Nanci tem na chapa o vice David Black. A convenção do PT foi realizada na noite de sábado (03), na sede municipal da sigla, no Maria Antonieta. A Federação Brasil da Esperança é formada pela coligação entre PT, PC do B e PV, e naturalmente, traz uma candidatura amplamente identificada com a esquerda e o governo Lula. “Por uma Pinhais mais inclusiva e sustentável para todos” é o que defende Professora Nanci. Inclusive, a pré-candidata lembra, na página oficial do partido, que as duas gestões do então prefeito de Pinhais Luizão Goulart foram quando ele era filiado ao PT. “Nós governamos Pinhais por duas gestões e revolucionamos esse município. Vamos tomar novamente o poder, não, para nós, mas para devolver para o povo, fazendo renascer a esperança”, declarou. De fato, Luizão Goulart anunciou sua desfiliação do PT em fevereiro de 2017, logo após ter encerrado seu segundo mandato de prefeito, em 31 de dezembro de 2016. De acordo com Professora Nanci, o presidente Lula já investiu R$ 117 milhões em Pinhais, somente em 2023.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress