quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Governo reforça união com empresários para fortalecer turismo de inverno no Paraná

Governo reforça união com empresários para fortalecer turismo de inverno no Paraná

turismo de inverno
Seminário Inverno Paraná 2024 reuniu autoridades e empresários do setor e destacou o potencial do Estado para se tornar um destino turístico na estação mais fria do ano

O crescimento dos serviços de turismo e os atrativos que o Estado oferece para a estação mais fria do ano foram tema no dia 25, quinta-feira, do Seminário Inverno Paraná 2024. O Governo do Paraná também lançou neste ano um conteúdo especial de atrativos de inverno.

O encontro teve apresentação de cases, como o do Rio Grande do Sul e de Portugal. Também foi lançado o Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que reúne diversas atrações entre restaurantes e empreendimentos participantes. O evento é organizado pelo Sebrae e pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Um dos exemplos foi a união do empresariado de Gramado e Canela, cidades do Rio Grande do Sul que recebem cerca de 3 milhões de turistas durante o inverno. As ações foram destacadas pelo presidente executivo do Gramado e Canela Convention Visitors Bureau e líder de negócios da GMS Inteligência Territorial, Enzo Arns.

Na oportunidade, Enzo citou grandes eventos organizados pelo empresariado, como o Festival de Cinema, o Festival de Inverno e a Páscoa. “Turismo não é somente lazer e descanso. Turismo é negócio, é um gerador de emprego e renda. Os empresários descobriram que, se trabalharem juntos, podem fazer uma cidade de 40 mil habitantes receber 10 milhões de habitantes em apenas uma época do ano”, disse.

 

DESTINO DE INVERNO

O vice-governador Darci Piana participou do evento e destacou o potencial do Estado para se tornar um destino de inverno. O turismo do Paraná cresceu 4,8% de janeiro a maio deste ano, segundo dados do IBGE. “Não se faz turismo apenas com o governo. O turismo se faz com uma ação conjunta entre governo e iniciativa privada, cada um com sua parcela de responsabilidade”, disse Piana. “Essa união e a parceria de instituições, como o Sebrae e todo o sistema de turismo do Paraná, fazem com que os serviços cresçam e o setor atue com eficiência”, acrescentou.

 

ESTRATÉGIA DO PARANÁ

A estratégia do Estado para apresentar o Paraná em âmbitos regional, nacional e internacional é a aproximação com o setor privado. Um exemplo é o projeto pelo qual os empresários podem usufruir de espaços da Secretaria do Turismo (Setu) para expor seus produtos (desde gastronomia até hotelaria e serviços) em feiras e eventos, com grande circulação de pessoas. Outra é acessar novos programas para potencializar produtos de inverno.

Foram criadas três leis novas com esse objetivo. Uma delas é o Mais Viagens, que prevê o repasse de recursos para os municípios para promoverem viagens dentro do Estado, visando incentivar o desenvolvimento do turismo interno. O Mais Infraestrutura busca qualificar a infraestrutura turística, melhorar a qualidade dos produtos e contribuir para a expansão do setor no Paraná. E o Mais Eventos fomenta eventos regionais e geradores de fluxo turístico no Estado.

“Para que o turismo funcione, é essencial a participação do setor privado, mostrando o que pertence ao Paraná, como a bala de banana, os hotéis e pousadas, os passeios”, ressaltou o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Na palestra “Paraná, muito mais do que você imagina”, o secretário ressaltou que a atividade impulsiona a geração de emprego, considerada o maior programa social do mundo. “O Paraná tem muitos atrativos espalhados, mas os mais conhecidos são Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Foz do Iguaçu. E poucos pontos destes são conhecidos”, disse.

“Um dos nossos principais atrativos, as Cataratas do Iguaçu, foi eleito pelos turistas, através do site TripAdvisor, como o melhor destino para se visitar no mundo, superando até mesmo o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro”, complementou Nunes.

 

DOM PARA A ÁREA

Andressa Juk Precoma, proprietária de uma agência de viagens com sede em São José dos Pinhais, sempre trabalhou na área administrativa e a mudança de vida se deu quando organizou uma excursão para comemorar o aniversário dos seus pais. Agora se dedica ao turismo. “Há 20 anos, não tínhamos noção do que era o turismo. Hoje temos até um brilho nos olhos porque há aquele sentimento de pertencimento que cresceu com a valorização do turismo”, disse.

Rosangela Missawa também mudou de vida recentemente. Ela já morou no Japão e em Bali (Indonésia), formada em designer e já atuou como psicoterapeuta. A atuação como guia de turismo começou ao dar dicas de viagens para as amigas. Atualmente, ela trabalha com a produção de roteiros de viagens personalizados em ações nacional e internacional, pois fala quatro línguas. “Essa campanha de inverno é uma porta que se abre, principalmente para os estrangeiros. O Paraná tem um grande potencial que as pessoas ainda não sabem”, afirmou.

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