quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Seminário discute diagnósticos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC

Seminário discute diagnósticos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado
Encontro reuniu especialistas de diversos setores para discutir assuntos que traçam o panorama da RMC, como desenvolvimento, habitação social, meio ambiente e recursos hídricos e uso do solo

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) realizou na semana passada o Seminário Metropolitano de Planejamento com o objetivo de apresentar e debater os trabalhos elaborados durante a etapa de diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC).

Foram três dias de evento para discutir os assuntos que traçam o panorama da RMC, abordando temas como desenvolvimento social e econômico, mobilidade metropolitana, meio ambiente e recursos hídricos, habitação de interesse social e planejamento territorial e uso do solo.

O evento foi transmitido pelo canal da AMEP no YouTube e contou com a presença de técnicos e especialistas da AMEP e do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, responsáveis pela elaboração do PDUI, de representantes da comunidade acadêmica, de servidores e autoridades dos municípios metropolitanos e do Estado, além da sociedade organizada.

“O nosso compromisso é garantir que este planejamento, que está sendo construído de forma coletiva, possa ser colocado em prática futuramente e, com isso, impactar de maneira positiva no dia a dia e na qualidade de vida de todos os cidadãos da nossa Região Metropolitana”, disse o diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos.

Durante o seminário, os participantes puderam acompanhar a evolução dos trabalhos executados pelas equipes multidisciplinares envolvidas na elaboração do plano. Em cada eixo temático, foram apresentados os resultados globais que ajudam a delinear o diagnóstico da RMC.

“Trata-se de um retrato que se apresenta com seus aspectos físicos e dinâmicos demonstrados por dados e informações obtidas em leituras técnicas e comunitárias, com apoio das prefeituras, dos órgãos oficiais do Estado, setores da comunidade acadêmica e representantes da sociedade organizada”, disse o coordenador geral do Consórcio PDUI-RMC, Gustavo Taniguchi.

Em cada sessão, foram abertos espaços para o amplo debate sobre os temas específicos. Os participantes puderam contribuir por meio de perguntas e sugestões feitas diretamente aos integrantes da mesa.

O PDUI avança para a consolidação do diagnóstico metropolitano e a próxima fase, que é de diretrizes voltadas ao desenvolvimento da região.

Os produtos relativos ao diagnóstico, quando consolidados, serão publicados para consulta pública. A evolução do estudo técnico do PDUI-RMC pode ser acompanhada no site pduirmc.com.br. A população dos municípios metropolitanos pode participar de todos os passos do processo de construção coletiva do plano e a ajudar a pensar o futuro da Região Metropolitana de Curitiba.

O seminário teve o apoio da Escola de Gestão do Paraná na organização, registro de participantes e emissão de certificados. “Além de fomentar o debate acerca dos temas apresentados, o evento contribui para a capacitação de técnicos estaduais e municipais que atuam nas áreas debatidas”, disse a diretora-geral da Escola, Aline Albano Justus.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress