Mês de julho é tempo de férias escolares. Muitas famílias não costumam viajar neste período e pode ser um desafio encontrar atividades para as crianças e adolescentes de modo que fiquem um pouco longe das telas de celulares, tablets ou das séries e filmes da Netflix e de outras plataformas de streaming. Em Pinhais, não há desculpa para deixar um pouco de lado as telas e o sedentarismo quando se pode contar com uma bela variedade de parques, ginásios de esportes e praças na cidade, com muitas opções de lazer, de práticas esportivas e de espaços de confraternização.
“Cartão-postal”
A começar pelo magnífico Parque das Águas, o maior e mais bem equipado do município, um verdadeiro “cartão-postal“ de Pinhais. Com a inauguração da etapa II, o parque ficou mais bonito e mais bem equipado do que já era, atraindo visitantes de toda Região Metropolitana e de Curitiba. Corrida, caminhada, bike, skate, estão entre as opções de atividades. Ou simplesmente, tomar um sol, respirar ar puro perto de uma exuberante mata nativa costuma ser muito convidativo e relaxante em dias de sol como estes que chegaram após muitos dias chuvosos.
Bosques acessíveis
O município, apesar de sua pequena extensão geográfica, oferece, proporcionalmente, muito mais áreas de lazer que muitas outras cidades maiores no país. Pinhais está repleta de áreas de esportes e lazer, principalmente, ao ar livre, e que estão bem distribuídas nos quatro cantos da cidade. O Bosque Municipal, o primeiro a ser inaugurado, também, é uma excelente opção, na Rua 24 de Maio. Outro Bosque encantador é o Bordignon, na Rua Enedina Irael da Rosa.
Referência para cães
O ParCão é o lugar perfeito para passear e curtir com os pets, com estrutura própria para os cães brincarem e desestressarem, tendo atraído muitos visitantes de Curitiba, também, pela localização logo a entrada do município, muito perto da capital. O último parque inaugurado, o Bosque Jerivá – Pastor José Pires, na Rua Jacarezinho, não perde em nada para os demais em termos de beleza, contando com uma ampla área de lazer de mais de 12 mil metros quadrados, pista de caminhada, academia ao ar livre, estacionamento, áreas de convivência e um interessante espaço de criação de abelhas sem ferrão, o Doce Jardim.
Complexo Esportivo
Outra opção para a prática de esportes é o recém-inaugurado Complexo Aníbal Khury, no Parque Palmital. Além de um moderno ginásio de esportes, há salas de ginástica, biblioteca, vestiários, numa ampla estrutura de mais de 1.500 metros quadrados.
Saúde pública de forma preventiva
É importante destacar o papel do incentivo a prática de esportes e atividades físicas na prevenção a saúde física e mental. Quando o poder público investe em equipamentos de esporte, lazer, em especial, ao ar livre, não está, apenas, investindo no embelezamento da cidade. O que já seria de grande valia, aliás, uma vez que agrega muito valor ao município em termos de visibilidade e fomento ao Turismo. Temos o exemplo de Curitiba que se tornou conhecida nacional e internacionalmente, em grande parte, pelo pesado investimento na construção de dezenas de parques, atraindo turistas do mundo inteiro que querem conhecer o Jardim Botânico, o Parque Tanguá, o Parque Tingui, o Memorial Ucraniano, o Parque Barigui, o Jardim Schaffer e, tantos outros. Mas, para além do retorno em Turismo e construção de imagens de “cartão-postal” a uma cidade, investir em parques e áreas de lazer e esportes representa investimentos em saúde pública, em medicina preventiva.
Combate ao sedentarismo
O combate ao sedentarismo é um imenso desafio a saúde pública no país. Não é novidade para ninguém que a falta de atividades físicas periódicas é um dos fatores que causam ou agravam grande parte das doenças. Prevenir o agravamento ou surgimento de patologias representa economia para o SUS e redução de danos, além de salvar vidas e melhorar imensamente a qualidade de vida de pessoas de todas as idades.
Desafio ao Brasil
O assunto é muito mais sério do que se costuma pensar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e o quinto mais sedentário do mundo. Segundo dados recentes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 47% da população brasileira é sedentária. Entre os jovens, esse número é muito mais alarmante: 84% deles não praticam atividades físicas regulares. A OMS considera sedentarismo quem não pratica, ao menos, 150 minutos semanais de atividades físicas leves ou moderadas, ou 30 minutos cinco vezes por semana.
Benefícios
E são inúmeros os benefícios dos esportes e atividades físicas. Não é preciso virar um atleta, um corredor ou maratonista. Caminhadas, andar de bike, jogar um pouco de futebol, andar de skate, musculação, exercícios nos equipamentos de ginástica ao ar livre, enfim, tudo é válido para trazer benefícios físicos e mentais. Entre esses benefícios, destacam-se a redução das taxas de glicose, de colesterol e triglicerídeos, e de hormônios do estresse como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina. A médio e longo prazo, atividades físicas promovem a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, pulmonares, controle da hipertensão, doenças músculo-esqueleticas, metabólicas e neurodegenerativas. Sem falarmos na diminuição da obesidade e sobrepeso, um grave problema de saúde pública no Brasil, com números alarmantes. Mais de 50% da população brasileira apresenta sobrepeso ou obesidade.
Uso excessivo de telas
Numa era em que o uso excessivo de telas tem se tornado epidemia, em especial, entre crianças, adolescentes e jovens adultos, é providencial que estas populações encobrem oportunidades para a prática de esportes, atividades físicas e lazer ao ar livre. Já há estudos que associam um aumento de casos de miopia entre crianças e adolescentes ao uso excessivo de celulares e tablets. Entre as recomendações para evitar o aparecimento de miopia está a permanência em locais ao ar livre, ensolarados e amplos, a exemplo de parques e praças. Há, ainda, estudos que apontam benefícios a saúde mental a partir da simples permanência em locais próximos a natureza, contribuindo para a redução do estresse, da ansiedade, da insônia e sintomas depressivos.
Valorizar e usufruir
Então, quando se pode contar com cidades como Pinhais, que valorizam áreas verdes, trata-se muito mais do que um motivo de orgulho para a imagem do município e de um cartão-postal para o Turismo. É motivo para se valorizar e realmente usufruir o que a cidade oferece de bom, aprendendo a cuidar da nossa saúde e investir na nossa qualidade de vida, na de nossos filhos e de nossos pets, que também ficam muito felizes e saudáveis quando podem sair ao ar livre e desestressar.