quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Dois novos desembargadores tomam posse no Tribunal de Justiça do Paraná

Dois novos desembargadores tomam posse no Tribunal de Justiça do Paraná

novos desembargadores
Kennedy Josué Greca de Mattos e Antonio Franco Ferreira da Costa Neto assumiram o cargo mais alto da magistratura estadual

Em sessão solene no Tribunal Pleno, dois novos desembargadores tomaram posse no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) no dia 12, sexta-feira. Kennedy Josué Greca de Mattos e Antonio Franco Ferreira da Costa Neto foram promovidos ao mais alto cargo da magistratura estadual. A cerimônia de posse foi transmitida no canal do TJPR no YouTube. Os dois empossados prometeram cumprir com honra e retidão suas funções, seguindo a Constituição e as leis do país.

O desembargador Kennedy Josué Greca de Mattos foi promovido pelo critério de antiguidade e ocupa a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira. “É hora de – como se eu fosse um menino começando tudo novamente – olhar para frente e planejar tudo o que ainda existe para ser feito. Nunca me imaginei fazendo outra atividade, a não ser a de ser juiz. Então, vou adiante com o mesmo compromisso assumido há 32 anos quando iniciei na magistratura. Peço a Deus sabedoria, energia e coragem para poder proferir decisões justas e adequadas”, declarou o novo desembargador.

Antonio Franco Ferreira da Costa Neto foi promovido pelo critério de merecimento e ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Jorge Wagih Massad. “Tomar posse como desembargador é uma realização recheada de muitas lembranças e desafios. Exige-se muito trabalho e dedicação. Comprometo-me a continuar lutando sempre por uma justiça cada vez mais livre, ágil e solidária”, afirmou o magistrado.

 

Trajetória

Em seu discurso, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, relembrou e valorizou a trajetória dos dois empossados na magistratura. “Caros colegas Kennedy e Antonio Franco, dar-lhes posse marca indelevelmente minha vida, a vida de vocês e a história desta honorável Corte, que passa a contar com dois valorosos desembargadores em seu quadro, e tenho certeza de que tudo farão para honrar e dignificar a toga que envergam na promoção da justiça para o povo paranaense”, declarou o chefe do Poder Judiciário estadual.

 

Carreira

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, também exaltou a carreira dos novos desembargadores: “É uma caminhada de quase três décadas dos nossos empossados, feitas com muita ética, muito trabalho e muita responsabilidade. Tanto o Antonio quanto o Kennedy sempre se doaram muito mais do que receberam para a sociedade paranaense, para os jurisdicionados. Sempre humildes, honestos e cientes do seu papel como magistrados.”

Com a posse, o TJPR passa a ter 127 das 130 vagas de desembargadores ocupadas.

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, juntamente com o presidente do TJPR, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges; a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; o desembargador federal Luis Fernando Wowk Penteado, representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região; o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), Henrique Gaede; a subprocuradora-geral de Curitiba, Rosa Maria Alves Pedroso; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Frederico Mendes Júnior; e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Marcel Ferreira dos Santos.

 

Currículos

O desembargador Kennedy Josué Greca de Mattos foi promovido pelo critério de antiguidade, enquanto o desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa Neto foi promovido pelo critério de merecimento. As promoções decorrem das aposentadorias da desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira e do desembargador Jorge Wagih Massad.

Nascido em Capanema, no Paraná, Kennedy Josué Greca de Mattos cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), fez especialização na Universidad Pablo de Olavide, da Espanha, além de Mestrado e Doutorado em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário Autônomo do Brasil. Foi nomeado juiz substituto do TJPR em 1992, atuando inicialmente em Laranjeiras do Sul. Como juiz de Direito, exerceu a magistratura nas comarcas de Dois Vizinhos, Pato Branco, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba. Tornou-se juiz de Direito substituto em 2015. Desde 2022, atuava como juiz de Direito substituto em 2° grau perante a 2ª Câmara Criminal.

Antonio Franco Ferreira da Costa Neto nasceu em Curitiba e cursou Direito na Faculdade de Direito de Curitiba (FDC). Ingressou na carreira da magistratura como juiz substituto do TJPR em 1998, atuando inicialmente em Santo Antônio do Sudoeste e Paranaguá. Como juiz de Direito, atuou nas comarcas de Coronel Vivida, Paranaguá, Guarapuava, Campo Largo e Curitiba. Em 2011, foi designado o 1º ouvidor-geral da Justiça junto à recém-instalada Ouvidoria-Geral do Tribunal. Também já foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e juiz auxiliar da Presidência do TRE-PR. Desde 2023, atuava como juiz auxiliar da Presidência do TJPR.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress