Bosque Literário visa despertar interesse da comunidade pela leitura

Bosque Literário visa despertar interesse da comunidade pela leitura

pinhais05

 

A ação consiste em disponibilizar um acervo com aproximadamente 200 títulos para empréstimo e consulta local. Outra atração é a contação de histórias

Completando dois anos e meio de atuação, o Projeto Bosque Literário já faz parte da rotina dos moradores de Pinhais. A cada quinze dias, aos sábados, crianças, jovens, e adultos já sabem: tem empréstimo de livros e contação de história no Bosque Municipal de Pinhais. E neste sábado (12) terá mais uma edição.

A ação, idealizada pelo Departamento de Cultura por meio da Biblioteca Pública de Pinhais, consiste em disponibilizar um acervo de livros com aproximadamente 200 títulos para as pessoas que optam por passar o sábado no Bosque Municipal. As obras podem ser emprestadas de uma maneira bem simples, basta informar o nome e o telefone para levar até dois exemplares para casa. A devolução deve ocorrer no próximo encontro no Bosque, ou seja, após quinze dias. Existe ainda a possibilidade de renovação do empréstimo.

Segundo a organização do Projeto, neste período em que a ação vem sendo desenvolvida, pode-se notar o crescente interesse da comunidade pelos livros, além do fortalecimento do hábito da leitura por parte dos participantes. Para a bibliotecária Elaine Biss, a iniciativa caminha na direção certa, pois cumpre exatamente o que propõe “despertar nas pessoas o gosto pela leitura e garantir que este hábito tão importante se consolide. E é o que está acontecendo”. Ainda segunda ela, é muito gratificante ouvir os pais contarem que os filhos “não veem a hora de chegar o sábado que tem Bosque”.

Mais uma atração é a contação de história que ocorre sempre às 15h e que reúne cada vez mais crianças e jovens. Por cerca de quarenta minutos, a contadora Elaine Klein se encarrega de levar os pequenos ouvintes ao encantado e surpreendente mundo das fábulas e dos contos de fadas. Segundo a contadora, “é uma oportunidade que todos – inclusive adultos – têm de desligar por alguns instantes da agitação diária e deixar-se levar pela magia que as boas histórias podem oferecer”.

E, quando o clima resolve ajudar – como, aliás, vem acontecendo nos últimos sábados – aí sim o Bosque Municipal se transforma no local perfeito para passar momentos agradáveis. “Com o sol escaldante, é um alívio para as crianças e os pais podem relaxar lendo um livro ou ouvindo histórias”, conta Elaine Biss.

Serviço

O Projeto Bosque Literário acontece a cada quinze dias, aos sábados, das 13h às 17h, no Bosque Municipal de Pinhais, que está localizada na Rua 24 de Maio, esquina com a Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5637.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress