O município de Pinhais receberá ações do programa A União faz a Vida. A iniciativa será desenvolvida por meio da parceria da Prefeitura de Pinhais com o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi. O lançamento foi realizado durante a inauguração da biblioteca da Escola Municipal João Leal, no dia 28 de junho, sexta-feira.
O Programa A União Faz a Vida, é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, enalteceu a importância de firmar parcerias. “Sozinhos não fazemos nada, agir em conjunto, com parceiros que estejam comprometidos é fundamental para nossas conquistas.
Vocação
“Obrigado prefeita por abrir essa oportunidade para o Sicredi poder participar mais e apoiar a sociedade local aqui de Pinhais. Mas o que faz uma instituição financeira se envolver com a Educação Municipal? Essa é uma pergunta que sempre nos fazem e eu digo que é muito fácil de responder. O Sicredi tem uma vocação sim de apoiar os negócios locais, vamos completar 9 anos aqui em Pinhais agora no mês de novembro. Então já temos uma trajetória bastante consolidada, e temos uma característica muito especial que é observar o lado humano das relações e apoiar a educação infantil nas escolas para ajudar na construção de uma geração melhor”, comenta o diretor-executivo da Sicredi Integração PR/SC, Rafael Augusto Berwig Preis.
No município de Pinhais o programa será desenvolvido em parceria com a educação infantil, por meio de formação específica aos profissionais das seguintes unidades educacionais: Cmeis Tatiana Belinky, Preparando o Futuro e Vinicius de Moraes e Escola Municipal Aroldo de Freitas.
Presenças
Também estiveram presentes no lançamento, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Integração PR/SC, Ana Paula Pannebecker, e a gerente da agência Sicredi de Pinhais, Patricia Prante.
Sobre o programa
Fundamentado na Base Nacional Comum, o programa fomenta o desenvolvimento de ações que trazem na sua essência, a preocupação com o desenvolvimento do ser humano, resgatando valores que existem numa nação forte como a solidariedade, a cidadania, empreendedorismo, diálogo e a cooperação.
Com uma metodologia própria, fundamentado na metodologia de projetos, o programa acredita no desenvolvimento do protagonismo dos alunos, educadores, da família e toda a comunidade envolvida nos projetos realizados em sala de aula. Com 28 anos atuando na educação, a iniciativa está presente em mais de 650 municípios brasileiros e mais de 3.900 escolas, impactando a educação e a vida de mais de 4,2 milhões de crianças e adolescentes.