Secretaria de Educação de São José dos Pinhais realiza Prova do Município

Secretaria de Educação de São José dos Pinhais realiza Prova do Município

sjp02

Foto: Mary Hellen/PMSJP

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais (Semed) realiza no dia 30 de setembro a Prova do Município – avaliação aplicada aos alunos dos 5ºs anos que tem por finalidade identificar o nível de aprendizagem nas unidades municipais.

A Prova do Município foi implantada em 2013 pela Secretaria de Educação para nortear as estratégias de planejamento do Departamento de Ensino Fundamental, a partir da identificação dos níveis de conhecimento e das áreas em que os alunos apresentaram maior dificuldade.

Inicialmente, em 2013, a Prova do Município continha questões de Matemática e Língua Portuguesa e foi aplicada para alunos dos 5ºs anos. Já em 2014 a Prova foi realizada nos dois semestres para alunos de 4ºs e 5ºs anos e contou também com questões de ciências naturais e questão dissertativa.

“Desde 2013, com base nos resultados, a Semed tem organizado formações e assessoramentos nas áreas de conhecimento com informações voltadas a fortalecer o conhecimento dos professores e auxiliar sua didática em sala de aula, visando melhor aproveitamento dos alunos”, explica a secretária de Educação Neide Setim.

Mobilização

Cerca de 100 servidores da Educação, entre diretores auxiliares e profissionais da Semed, estarão mobilizados na aplicação da prova, que é realizada por amostragem, em um sistema de rodízio, no qual os profissionais aplicarão a prova numa escola que não seja a sua, visando a imparcialidade dos resultados.

Segundo a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Otília Scherner Possebon, conforme anos anteriores, as provas serão corrigidas e os resultados tabulados e apresentados para os diretores das Unidades. “O resultado é apresentado aos gestores e traz o diagnóstico de cada turma e o resultado geral da escola, através de gráficos baseados nos descritores e eixos das áreas de conhecimento. Neste ano será feito integralmente em três escolas e por amostragem nas demais. Com todo este trabalho esperamos diagnosticar as áreas com dificuldades e reforçar a capacitação aos professores, para conquistar um melhor desempenho do município na próxima avaliação do Índice da Educação Básica (Ideb), que será realizada este ano”, disse Otilia.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress