Presidente Marcinho saúda participantes da 11ª Semana dos Jogos de Ginástica

Presidente Marcinho saúda participantes da 11ª Semana dos Jogos de Ginástica

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 25/06/2024

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (Republicanos), esteve presente na cerimônia de abertura da 11ª edição da Semana dos Jogos de Ginástica, na segunda-feira (24), no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves. O evento é realizado anualmente pelo Departamento de Lazer, Inclusão e Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) e tem como participantes alunos de ambos os sexos matriculados no Programa Ginástica e Qualidade de Vida, da Semel.

Jogos em diversas modalidades esportivas

As competições são realizadas por meio de jogos em diversas modalidades esportivas, dando oportunidade de participação ao maior número de alunos possível. Todos os participantes ganham medalhas e os campeões, troféus. “A promoção de mais qualidade de vida a todos os munícipes é uma das bandeiras da gestão da prefeita Rosa Maria. O programa Ginástica e Qualidade de Vida tem como objetivo proporcionar mais saúde e bem-estar físico e mental aos alunos, além de estimular a socialização. As atividades esportivas são cientificamente comprovadas como contribuintes para a prevenção e o combate a inúmeras doenças, incluindo o auxílio na saúde mental e neurológica. Quando se fala em investimentos em saúde pública, é muito importante lembrarmos da medicina preventiva e na mudança de hábitos. É um consenso mundial que os exercícios físicos e a prática de esportes fazem parte de um estilo de vida mais saudável, equilibrado. Desenvolver essa cultura de praticar esportes e atividades físicas, também é tarefa do poder público. Aqui, em Pinhais, é uma política pública levada a sério. Parabéns, prefeita Rosa Maria e parabéns, secretário Bruno Sitima, por manterem essa visão alinhada às recomendações da ciência para uma vida melhor, mais saudável e de bem-estar. E, meus parabéns, a todos os participantes pela determinação, disciplina e entusiasmo nas práticas esportivas“, valoriza o presidente Marcinho.

 

Tomé valoriza eventos e campeonatos esportivos em que Pinhais se destaca

 No Grande Expediente, o vereador Tomé (PDT) salientou a realização, no município, da Conferência do Esporte e Lazer, no último dia 19, que contou com uma grande participação de atletas de Pinhais. Na Conferência, foi realizada a eleição dos conselheiros e suplentes do Conselho Municipal do Esporte e Lazer, sendo quatro conselheiros e quatro suplentes. 
“O secretário Bruno fez uma explanação sobre os milhares de atendimentos no esporte, em todas as categorias, feitos pela Secretaria. Sendo que, mais de cem deles, recebem apoio direto da Secretaria, nas categorias e competições. Quanto ao Conselho, deverá bem representar todas as categorias, e participar ativamente nas ações e políticas públicas da Secretaria”, salientou.
 

Pinhais na  Taça Cufa

O vereador ainda destacou a abertura da Taça Cufa, na terça-feira (25), em Curitiba, no auditório da Ópera de Arame. ”Hoje, começa a Taça Cufa, o maior campeonato mundial de favelas. Pinhais vai participar a partir do projeto +Q Um Craque. No ano passado, o Pinhais +Q Um Craque participou na semifinal com uma grande apresentação. A expectativa para 2024 é que chegue a final e quem sabe, sagrar-se campeão, representando o Paraná a nível nacional. No ano passado, uma seleção do Paraná foi a grande campeã nacional“, destacou.
 

‘Braçadas para o Futuro’

O projeto ‘Braçadas para o Futuro’, uma parceria da Prefeitura de Pinhais com o Santa Mônica Clube de Campo, continua rendendo bons frutos, segundo contou o parlamentar. “No último fim de semana, aconteceu a Copa Sul Brasileira de Natação, onde a atleta pinhaiense Maria Júlia ganhou, mais uma vez, a medalha de terceiro lugar, junto com sua equipe. Este é um projeto que está revelando talentos que estão bem representando o município em competições estaduais e metropolitanas“, comemorou.
 
 

“Judicializar decisões da Casa enfraquece o Poder Legislativo”, lamenta Filho

O vereador Filho (Republicanos) criticou o vereador Joãozinho Ribeiro (União) por este último revelar intenção de entrar com mandado de segurança contra a Comissão de Justiça e Redação caso projetos de lei de sua autoria não recebam parecer favorável. Joãozinho referiu-se, no Grande Expediente, a projetos que propõem a instalação de ar condicionado nas capelas mortuárias do município, bem como a construção de banheiros em ginásios esportivos e bosques.
Na opinião do vereador Filho, as decisões das comissões e votações do plenário devem ser respeitadas. “Esta Casa é soberana em suas decisões. Fico muito triste quando ouço um vereador dizendo que vai judicializar as decisões tomadas aqui na Casa. Temos capelas mortuárias em todos os bairros. Há municípios que não têm. O município está tão avançado que já estamos debatendo a possibilidade de instalar ar condicionado nas capelas. Infelizmente, o vereador não respeita as decisões da Casa. O Ministério Público não tem nada a ver com as decisões internas da Casa. Judicializar a questão é enfraquecer o Poder Legislativo. É por isso que as casas de lei no país estão sem moral, sem poder. Não respeitam a Constituição Federal, votam sem responsabilidade ou deixam de legislar quando é prerrogativa. Fazem tudo errado e depois se tem de judicializar. Mas, aqui, votamos tudo dentro da lei. Não há justificativas para judicializar“, lamentou.
 
 

Joãozinho Ribeiro reafirma que cumpre seu papel de fiscalizador do Poder Executivo

O vereador Joãozinho Ribeiro (União) rebateu as críticas do vereador Filho sobre sua intenção de acionar o Ministério Público. Citou o exemplo de duas famílias de Pinhais que teriam sido beneficiadas por decisão do Ministério Público. “Postei matéria nas minhas redes sociais sobre o caso de duas famílias que moram às margens do Rio Atuba, em áreas de risco. Essas famílias me procuraram. Acionei o MP, fiz a denúncia e o órgão decidiu que as famílias deverão receber novas residências em outro local. Isso porque o município não cumpriu a Lei Orgânica, no seu artigo sétimo, incisos nove e dez, tendo, assim, o MP acatado minha denúncia. É minha prerrogativa de vereador fiscalizar o município e continuarei fazendo. O Cemitério Municipal, por exemplo, continua sem lápides, além de estar com falta de espaço para atender a demanda, conforme já cobrei a Prefeitura. Vou fiscalizar o Velódromo, também, pois, me falaram que é uma obra que continua parada. Quanto aos banheiros nos campos, é pedido, inclusive, de um time de futebol. Estou cumprindo meu papel de trazer as demandas da comunidade“, justificou.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress