Após meses de obras intensivas, o viaduto da BR-376, em São José dos Pinhais, alcançou um marco significativo: com mais de 83% das obras concluídas, as pistas elevadas estão agora abertas ao tráfego de veículos. Até então o tráfego da rodovia estava desviado para as vias marginais. Este avanço representa um alívio para os motoristas que utilizam as vias diariamente e também um impulso à infraestrutura rodoviária local, contribuindo para o desenvolvimento do município.
Com um investimento significativo de R$ 39.692.531,98, financiado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR), o projeto executivo do Viaduto da BR-376 foi desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais para atender às necessidades de mobilidade urbana de forma eficaz e sustentável. A previsão é que as intervenções finais, incluindo a pavimentação da passagem inferior do viaduto e os ajustes nas rotatórias adjacentes, sejam concluídas e entregues à população em breve.
“A obra é muito aguardada pela população são-joseense e essas melhorias contribuirão para a redução de congestionamentos e de longos tempos de espera na interseção atual, ao mesmo tempo em que garantem mais segurança aos usuários e mais qualidade de vida à população”, afirma a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.
Desde o início do projeto, diversas melhorias foram implementadas, incluindo a elevação das pistas de rolamento da BR-376 para melhorar o fluxo de tráfego de longa distância, um sistema de contenção integrado para segurança estrutural, novas rotas de acesso pavimentadas e modernização completa da iluminação e sinalização viária.