A iniciativa é realizada por meio da parceria entre o Instituto Federal do Paraná e a Prefeitura
Tiveram início na última quarta-feira (2) as aulas de português ofertadas para os haitianos residentes em Pinhais. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR)- Campus Pinhais e a Prefeitura, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e da Agência do Trabalhador.
As aulas do curso intitulado “Português para imigrantes- língua e cultura” são ministradas pela professora do IFPR, Thaís Wojciechowski. Além das questões idiomáticas, a grade curricular do curso também aborda temas fundamentais para a socialização dos estrangeiros.
De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania de Pinhais, Gisele Cassano, as capacitações ocorrerão semanalmente pelos próximos três meses. “Esta ação tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento pessoal dos participantes e facilitar a integração social deles”, explica.
Para Fonikue e Michelene Fleurinord, que atualmente residem no bairro Vargem Grande, esta é uma oportunidade que cooperará também para garantirem uma colocação no mercado de trabalho. “Ao nos depararmos com a dificuldade de ter que falar um idioma diferente, percebemos a necessidade de participar destas aulas. Acredito que a partir do momento em que dominarmos a língua será mais fácil conseguirmos emprego para garantirmos o nosso sustento”, comenta Fonikue.
CRDH Pinhais
O equipamento é fruto de um convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A equipe que atua no CDHR é formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos, que realizam ações de promoção aos direitos humanos. No local, são oferecidos cursos de capacitação, oficinas, trabalhos com a comunidade, com foco na humanização, à transformação social e à emancipação do cidadão. O Centro de Referência em Direitos Humanos de Pinhais (CRDH) está localizado na Rua 1º de Maio, 428, Centro. Mais informações: (41) 3912- 5787.