quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Lixo eletrônico pode ser entregue na Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Lixo eletrônico pode ser entregue na Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Lixo eletrônico

O descarte incorreto pode contaminar rios, lagos e bacias e atingir o ser humano

Como parte da programação do “Junho Verde”, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais está recebendo lixo eletrônico (materiais inservíveis) para garantir o descarte adequado. Os equipamentos podem ser depositados na caçamba que se encontra na recepção até 28 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h (segunda à sexta). O material coletado será entregue à Apae local, que reverterá a venda desses equipamentos em ações para a instituição.

Conforme aponta o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os equipamentos eletrônicos contêm grandes quantidades de metais pesados que, caso sejam descartados de forma incorreta, contaminam o solo e causam uma série de prejuízos à vida animal e vegetal. O descarte incorreto ainda pode contaminar rios, lagos e bacias e atingir o ser humano. “Na edição passada do ‘Junho Verde’, muitas pessoas nos questionaram o motivo de não se poder jogar eletrônicos em lixo comum. Aos poucos, transmitimos o conhecimento e a informação necessários para ajudar o meio ambiente”, explica o presidente da Câmara Municipal, Allax Silveira (MDB).

 

Educação ambiental

A campanha ‘Junho Verde’, instituída pela Lei 14.393 de 4 de julho de 2022, no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental, é promovida pelo segundo ano consecutivo na Câmara Municipal. “É a segunda edição aqui na Casa e fico feliz que esse tema sobre educação ambiental esteja presente cada vez mais no nosso dia a dia”, destaca Allax. “A ideia é que nós, como instituição pública, possamos ofertar conhecimento e discutir o assunto, enquanto cada um faz sua parte”, acrescenta o presidente.

Ainda dentro da programação do ‘Junho Verde” haverá uma palestra com o gestor socioambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Junio Ferreira Lima, com o tema “Água, Saneamento e Mudanças Climáticas”, onde será abordada a tragédia do Rio Grande do Sul. O encontro acontece dia 19 de junho, às 9h30, no Plenário da Casa.

Também em parceria com a Sanepar, haverá uma exposição sobre a história do saneamento no corredor principal da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. A mostra, gratuita, ficará aberta ao público de 13 a 28 de junho. Por meio de objetos, como um pote de cerâmica indígena para carregar água, a maquete de um reservatório, peças hidráulicas e outros, a exposição detalha o início do saneamento no Paraná e no mundo.

Já no dia 26, um grupo de adolescentes do Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro visitará a Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava. A ideia é que eles participem ativamente da campanha, ampliando o conhecimento nas ações da educação ambiental. Além dessas atividades, a Câmara está sendo iluminada de verde nas noites do mês de junho como mais um incentivo à causa ambiental.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress