Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a Ligga, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), a Secretaria de Saúde do Paraná e a Fundação Club Athletico Paranaense, promove nos dias 12 e 13 de junho, em Curitiba, a campanha de doação de sangue “Nossa Conexão Salva Vidas”.
No dia 12 de junho, as doações serão feitas na Ligga Arena, mas como, felizmente, a adesão foi superpositiva, os agendamentos estão esgotados. Para engajar os doadores, haverá ainda um painel de led em frente ao estádio que funcionará como um “contador” de sangue para mostrar o volume das doações. Já no dia 13 de junho, a campanha segue no Hemepar, das 7h30 às 18h, na rua Travessa João Prosdócimo, nº 145, Alto da XV.
“Com a chegada do frio, é comum observarmos uma redução na procura da população para doação de sangue. Por isso, devemos reforçar de maneira contínua a importância da doação, um ato único e indispensável para salvar vidas”, afirma a diretora do Hemepar, Vivian Patricia Raksa.
O Hemepar conta com 23 unidades distribuídas no estado do Paraná que fornecem sangue para 384 instituições de saúde. Segundo a instituição, os estoques de sangue estão abaixo do normal. O nível do tipo O positivo está em 42% e o O negativo em 32% das bolsas necessárias, enquanto os tipos sanguíneos A, B e AB permanecem estáveis.
“Doar sangue é um ato de amor, de solidariedade e de humanidade. Iniciativas como essas são muito bem-vindas. Cada pessoa que doa, pode salvar até quatro vidas. A parceria nesta campanha, tenho certeza, vai fazer essa mensagem chegar para mais pessoas. Precisamos de todos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Para o vice-presidente da Ligga, Rafael Marquez, é fundamental a colaboração entre a inciativa privada e o poder público para promover a conscientização a respeito da importância da doação de sangue junto à população. “A Ligga busca promover a conexão por meio da tecnologia da internet, mas também entre as pessoas. Por isso, aproveitamos esse espaço privilegiado como a Ligga Arena para receber a população de Curitiba em prol de uma ação para salvar vidas. Doar sangue é um ato extremamente altruísta que faz diferença para quem precisa. Afinal, solidariedade ‘Ligga’ a gente”, disse.
Segundo o CEO da Fundação Club Athletico Paranaense, Rubens Neves, a campanha ajuda a construir uma cultura de doação regular. “Esperamos que as doações mantenham os estoques de sangue em níveis seguros e contribuam para salvar muitas vidas. Nós, do CAP e da Fundação, estamos muito felizes com a parceria da Ligga, esperamos mobilizar a população para contribuir com o Hemepar”, acrescenta.
Agendamento prévio e orientações para doação
No dia 13 de junho, das 7h30 às 18h, o agendamento no Hemepar deve ser realizado neste link: https://www.sympla.com.br/nossa-conexao-salva-vidas—ligga-arena-no-hemepar__2493456. A unidade está localizada na rua Travessa João Prosdócimo, nº 145, Alto da XV.
Para tornar-se um voluntário é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. É exigida a autorização e presença do responsável legal para que menores possam ser doadores. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto (carteiras de identidade, do conselho profissional ou de trabalho, passaporte ou CNH). Homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano, e as mulheres a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.