Foto: Cesar Brustolin/SMCS
O prefeito Gustavo Fruet participou na manhã de quarta-feira (2) de um evento organizado pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), no qual foi convidado a falar sobre a experiência como gestor da capital paranaense.
Um dos principais temas apresentados por Fruet foi o aumento das responsabilidades assumidas pelos municípios brasileiros nos últimos 25 anos, sem que houvesse um crescimento das receitas e das transferências de outros entes federativos no mesmo ritmo. “Os municípios assumiram responsabilidades no ensino fundamental, na saúde básica, na assistência social e em diversas outras áreas. Temos cada vez mais os municípios assumindo uma carga de responsabilidades porém sem contrapartida. Há 10 anos, Curitiba respondia por 20% dos pagamentos do SUS no município. Hoje, responde por mais de 60%”, explicou.
O Prefeito destacou as iniciativas adotadas para garantir a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade de Curitiba e, ao mesmo tempo, a operação de uma rede de equipamentos urbanos que cresce em ritmo acelerado. “Reduzimos em 30% as despesas de custeio e extinguimos cinco secretarias. Tudo isso sem afetar a qualidade dos serviços; pelo contrário, aumentamos a oferta. Há 30 anos, Curitiba tinha cerca de 140 equipamentos. Hoje a cidade tem mais de 1.300; com parques e praças, chegamos a 2.436 equipamentos. O grande desafio não é construir uma nova creche, mas sim manter as atuais 200; não é construir uma unidade de saúde, mas sim manter as 109 já existentes. Mesmo assim já investimos mais de R$ 1 bilhão nesta gestão, em mais de mil obras”, disse.
O engessamento da gestão pública pela burocracia é outra preocupação do Prefeito de Curitiba. “A burocracia e os órgãos de controle são importantes. Criamos no Brasil um modelo de controle da corrupção, um valor essencial para a democracia. Porém, este pêndulo, a pretexto de prevenir irregularidades, vai criando formas de controle prévio que pode paralisar a gestão pública”, disse.
De acordo com Fruet, há um esforço para conferir sustentabilidade à administração municipal. “A ideia é deixar o legado de uma cidade que tenha equilíbrio financeiro, projetos, condição de investimento e um ambiente favorável para atrair investimentos. Curitiba é hoje uma das cidades que mais recebe jovens talentos no Brasil. Isto é um sinal positivo, de que há uma boa receptividade para empreendedores.”
O Prefeito destacou também programas de sucesso de diversas áreas da Prefeitura, como o Condomínio Social, o Consultório na Rua, a redução na mortalidade infantil, a política de dados abertos do Município e o Nossa Feira, que oferece 30 variedades de frutas e verduras ao preço único de R$ 1,79 o quilo, propiciando economia de até 40% para as famílias curitibanas. “Um reflexo da atual crise econômica é que vemos famílias que perderam renda, mas buscando garantir a qualidade nos alimentos que consomem por meio do Nossa Feira”, citou.
O café da manhã com o prefeito Gustavo Fruet foi organizado pelo IEP em parceria com o Sinduscon-PR; o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR); o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR); com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e Universidade Positivo.