Como emitir o Cartão de Estacionamento Prioritário em São José dos Pinhais

Como emitir o Cartão de Estacionamento Prioritário em São José dos Pinhais

Cartão de Estacionamento Prioritário
A autorização é válida para pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência

Garantir o direito à mobilidade urbana é essencial em qualquer cidade, e São José dos Pinhais faz sua parte ao assegurar acesso prioritário de idosos e pessoas com deficiência (PcD) aos estacionamentos do município. A credencial garante vagas especiais devidamente sinalizadas com a palavra “IDOSO” ou o símbolo Internacional de Acesso, destinadas a essa parcela da população, tanto em áreas públicas quanto privadas.

A utilização do cartão garante facilidade e comodidade, especialmente em locais com alta demanda por estacionamento. A autorização é válida para pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência, residentes em São José dos Pinhais, e pode ser utilizada independentemente do veículo em que o beneficiário esteja presente, seja como motorista ou passageiro.

O Cartão de Estacionamento Prioritário tem validade de cinco anos e pode ser renovado. No caso das pessoas com dificuldades de locomoção, a validade pode variar conforme o atestado ou laudo médico apresentado na data da solicitação. “A iniciativa visa garantir a acessibilidade e a inclusão desses grupos na cidade, facilitando seu deslocamento em espaços urbanos”, afirma o secretário municipal de Transportes e Trânsito (Semuttran), Lucas Pigatto.

Qualquer pessoa com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência podem requerer o benefício, além de ser possível que um procurador solicite em nome do beneficiado, simplificando o processo para aqueles com dificuldades de locomoção.

 

Documentos necessários

Credencial de Idoso:

– Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado que contenha data de nascimento e filiação;

– Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada.

Credencial de Pessoa Com Deficiência:

– Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado que contenha data de nascimento e filiação;

– Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada;

– Declaração médica da deficiência ou constando o grau de deficiência ou dificuldade de locomoção.

A solicitação do cartão deve ser feita diretamente no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), localizado na Rua Doutor Claudino dos Santos, n.º 700 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3381-6335.

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