sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Líder do Governo na Assembleia anuncia modelo de gestão mais moderno para 200 escolas estaduais

Líder do Governo na Assembleia anuncia modelo de gestão mais moderno para 200 escolas estaduais

modelo de gestão
A proposta institui o programa Parceiro da Escola

Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD) reuniu quase 40 deputados da base aliada e cinco secretários de Estado para anunciar o envio ao Legislativo na semana que vem de um importante projeto na área do ensino. A proposta institui o programa Parceiro da Escola para repassar a empresas privadas, a partir de 2025, a gestão administrativa e financeira de cerca de 200 colégios estaduais com baixo IDEB e em áreas de vulnerabilidade social.

“Trata-se de mais um projeto moderno e inovador do Governo Ratinho Junior, que já está sendo testado em duas escolas desde o ano passado com altos índices de frequência e desempenho dos estudantes bem como ampla aprovação da comunidade escolar. E é importante ressaltar dois aspectos: a gestão pedagógica continuará inteiramente sob responsabilidade da Secretaria de Educação e a adesão ao novo modelo só ocorrerá mediante aprovação de alunos, pais e professores”, afirmou Bakri.

 

Parcerias privadas

Pelo projeto, caberá aos parceiros privados questões como merenda, internet, segurança, infraestrutura, contratação de professores temporários e pessoal de limpeza, mediante o cumprimento de metas e sem aumento dos custos atuais para o Estado. O pagamento às empresas será variável por escola; condicionado ao atingimento de parâmetros envolvendo frequência, matrículas, IDEB; e de acordo com o número de alunos, respeitando-se os limites de estudantes por sala de aula em vigor.

Além disso, os professores efetivos continuarão nas escolas normalmente, mas, caso não queiram fazer parte do novo modelo, poderão solicitar a transferência para outra instituição da rede estadual. Já docentes e funcionários temporários serão contratados pelas empresas parceiras via CLT e receberão os mesmos salários pagos aos profissionais concursados.

Nas duas escolas estaduais onde o novo modelo já é adotado – Anibal Khury Neto de Curitiba e Anita Canet de São José dos Pinhais –, o índice de aprovação da comunidade escolar e a frequência dos alunos passam de 90%. “Além de liberar os diretores para se concentrarem mais na parte pedagógica e menos na burocracia da gestão, esse projeto já permitiu a revitalização completa na infraestrutura dessas duas escolas, com renovação da fachada, reforma do refeitório, instalação de bicicletário, paisagismo das áreas de convivência dos estudantes, pintura das quadras esportivas e implantação do sistema de segurança com câmeras de monitoramento”, destacou Bakri.

Participaram da reunião do dia 21, terça-feira, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Educação, Roni Miranda; o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara; o secretário de Comunicação, Cleber Mata; e o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress