O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (Republicanos) ressalta o crescimento do programa Bolsa-Creche, instituído em 2021 pela Lei Municipal 2.503. Em dois anos de funcionamento, o programa quase triplicou o número de famílias contempladas. Em 2022, eram 93 crianças atendidas nas creches particulares incluídas na parceria com a Prefeitura. Em 2025, já são 288 crianças atendidas. “O programa Bolsa-Creche foi uma alternativa bastante viável encontrada para diminuir a fila de espera por vagas nos CMEIs do município e que contou com apoio da Câmara. Sempre atenta a todas as demandas no município, a prefeita Rosa Maria encontrou um caminho, uma alternativa bastante viável para atender a uma demanda crescente no município. Por mais investimentos que se faça em educação, na abertura de mais vagas nas creches, novas crianças, felizmente, continuam nascendo, a população aumenta, e mais vagas são necessárias. A população de fora que vem morar em Pinhais, também, tem crescido, gerando mais demanda por vagas. E isso é muito bom, pois, demonstra que nossa cidade é um lugar atraente para morar. Enfim, o programa é um sucesso e obteve total apoio do Poder Legislativo Municipal que sabe que tudo o que a prefeita faz é com responsabilidade, planejamento e competência pensando no bem da população”, diz o presidente Marcinho.
André de Paula pede a população que colabore na prevenção ao avanço da dengue
Em seu discurso no Grande Expediente, o vereador André de Paula (PSD) reiterou que é preciso falar das coisas boas no município que são muito mais que as coisas que precisam ser melhoradas. Contou sobre o caso de uma família atendida na UPA 24 horas, que, apesar de enfrentar demora no atendimento devido a superlotação, fez elogios ao bom atendimento dos médicos . “Inclusive, o paciente saiu da UPA com encaminhamento para o Hospital Angelina Caron. Parabéns a todos os profissionais da saúde do município na pessoa da secretária Adriane Jorge. E vale lembrar que a UPA atende muitos pacientes de municípios vizinhos. Os casos de dengue são numerosos. Aproveito para lembrar a população de fazer sua parte, na prevenção a dengue. Fazer vistorias frequentes em casa, não deixando água parada em vasos, e outros recipientes. Os casos de dengue estão sobrecarregando o atendimento em outros municípios, também. Não é só em Pinhais”, lembrou.
Carlinhos do Eliza destaca obras de ampliação na UPA 24 horas de Pinhais
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) agradeceu, no Grande Expediente, o “excelente” trabalho da prefeita Rosa Maria ao discorrer sobre estudo da Prefeitura para abatimento em imposto a proprietários de imóveis que contém árvores nativas como araucárias. ”Tivemos uma reunião, ontem, com a prefeita e lideranças dos condomínios para estudar a possibilidade de abatimento em imposto a imóveis que possuem araucárias, uma espécie nativa em extinção. A contrapartida para quem cuida dessa espécie poderia ser um abatimento no imposto. A prefeita disse que vai levar a sugestão ao setor de Finanças para estudo de viabilidade e, se possível, deverá incluir essa medida no plano de governo”, contou.
Revitalização no Atuba
Também, salientou a obra de revitalização no Atuba, nas ruas José Carlotto e Hélio Barroso, de pavimentação, calçada, estacionamento, drenagem. “Visitei, ontem, a obra, que deverá levar mais segurança e qualidade de vida a população”, acrescentou.
Avanço da dengue
Sobre a superlotação na UPA 24 horas de Pinhais, destacou que se trata de uma crise generalizada em diversos municípios, inclusive, Curitiba, devido a, principalmente, o aumento nos casos de dengue. ”A TV RPC reportou o sufoco geral em diversas UPAs em vários municípios. O caos é geral devido ao avanço da dengue”, destacou.
Ampliação da UPA 24 horas
De acordo com o vereador, a Prefeitura de Pinhais deverá realizar obras de ampliação na UPA 24 horas. “A prefeita ordenou obras de ampliação na UPA, o que deverá não somente ampliar o espaço, mas, o número de médicos e profissionais de saúde“, disse.
Filho diz que fala “machista” do vereador Joãozinho Ribeiro “já foi para o mundo”
O vereador Filho (Republicanos) expressou grande indignação com a menção a “batom na boquinha da prefeita” feita pelo vereador Radialista Joãozinho Ribeiro. De acordo com Filho, trata-se de falta de respeito às mulheres e aos vereadores da Casa. “O vereador acabou de humilhar os colegas vereadores. Não estou aqui para passar batom na prefeita. O senhor deve nos respeitar, bem como respeitar a prefeita“, bradou.
Nas Explicações Pessoais, voltou ao assunto, acrescentando que é preciso muito cuidado com o que se fala na tribuna, pois, rapidamente, é disseminado nas redes sociais. Segundo Filho, a população, nas redes sociais, já estaria lhe enviando mensagens de indignação com o comentário do vereador Joãozinho Ribeiro. Leu uma das mensagens, de acordo com o vereador, enviada por uma munícipe indignada com o “machismo“ do comentário sobre batom. E complementou lembrando que quando se ofende uma mulher, ofende-se a todas as mulheres do país e do mundo. ”O senhor precisa respeitar as mulheres. Quando falamos da prefeita, estamos falando de todas as mulheres do Brasil e do mundo. A fala do vereador já foi para o mundo. Sinto-me envergonhado. Enquanto o mundo inteiro luta para melhorar a vida das mulheres, o vereador faz um comentário para denegrir a imagem de uma prefeita a partir de uma fala machista“, indignou-se.
“Temos de aplaudir as mulheres e nunca sermos machistas”, defende Binga
O vereador Binga (Cidadania), também, saiu em defesa da prefeita Rosa Maria devido ao comentário sobre “batom“ feito pelo vereador Joãozinho Ribeiro. ”Em meu gabinete, são duas assessoras e um assessor. Temos de ser sempre cuidadosos com o que falamos para não sermos machistas. A prefeita Rosa Maria tem um índice de aprovação imenso, baixa rejeição. Eu tiro o chapéu para ela. Ela trabalha muito pelo município. Vejo Pinhais em muito boas mãos. Admiro a capacidade das mulheres, a começar pela minha esposa. Parabéns a prefeita, a competência de todas as mulheres. Temos de aplaudi-las e nunca sermos machistas”, defendeu.