O município de Araucária assinou o contrato com a empresa responsável pela construção da Unidade Básica de Saúde, Maria Liberaci de Oliveira (Jardim Israelense), no Capela Velha. O documento, publicado no Diário Oficial do dia 22, segunda-feira, prevê o início imediato dos serviços e o prazo de execução de até 14 meses. O valor total da obra é de, aproximadamente,
R$ 8.100,00 milhões.
Com uma área total de 2 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos, a Unidade de Saúde será construída na Rua Tucano, em frente a Escola Municipal Delani Aparecida Alves, onde atualmente tem uma quadra de areia. O número de habitantes que serão vinculados e atendidos será de 16 mil pessoas.
A obra representa um investimento estratégico para atender às necessidades crescentes da comunidade e surgiu da necessidade de desafogar a demanda na Unidade de Saúde Industrial.
O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), destaca-se pela sua abordagem inovadora, sustentável e pela atenção às necessidades específicas da comunidade local.
Além dos serviços médicos e odontológicos convencionais, o local contará com salas amplas dedicadas a programas de prevenção e promoção da saúde e espaços de convivência com ventilação e iluminação natural.
Assim como nos projetos das outras novas Unidades do município, nesta também serão instaladas placas fotovoltaicas para captação de energia solar, sistema de reuso de água e projetos especiais de climatização. Anexo a Unidade será mantido o bosque, porém o mesmo passará por uma revitalização.