O evento recebeu 700 participantes, de 36 cidades, que durante três dias puderam acompanhar palestras ministradas por profissionais renomados
Além do Brasil, Espanha, Portugal e França estiveram representados na quinta edição do Seminário Internacional de Educação de Pinhais. Durante os três dias de realização, os participantes, vindos de 4 estados e 36 cidades, puderam acompanhar diversas palestras. Neste ano, o tema do evento foi “A Educação no Século XXI: caminhos e desafios dos profissionais da educação”, mais uma vez promovido pela Secretaria de Educação de Pinhais e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Com 700 profissionais inscritos, o Seminário deu continuidade às discussões iniciadas nas edições anteriores, envolvendo as temáticas: “Formação de Educadores” e “Processos de Ensino e Aprendizagem”. A iniciativa também recebeu a inscrição de 50 artigos científicos e após a análise da Comissão Científica, 24 deles foram selecionados para as comunicações orais.
Com profissionais renomados à frente das palestras, as falas internacionais ficaram a cargo do francês, professor doutor, Bernard Charlot, com o tema “O professor na sociedade contemporânea: desafios e contradições”; de Portugal o professor, que já foi vice-ministro da Educação do país, Alexandre Ventura, abordou a temática “Educação Básica: o que, onde e quando começar”; já o professor doutor Miguel Arroyo, da Espanha, ministrou a palestra “O significado da infância”.
Alexandre Ventura, conferencista internacional vindo de Portugal, com seu vasto currículo na área, deu sua contribuição ao seminário e ressaltou sua importância. “Normalmente quem trabalha na educação tem uma vida tão atribulada, tem tantas tarefas que muitas vezes falta tempo para refletir. Então esta é mais uma oportunidade para refletir sobre as práticas, para partilhar seus conhecimentos, as suas dificuldades, os seus desafios, com seus outros colegas, para em conjunto com os palestrantes dar um passo a mais”, destacou Ventura.
Também entre os palestrantes convidados esteve Marcos Meier, professor de matemática, psicólogo, mestre em educação, comentarista em rádio e TV, e um dos maiores especialistas na Teoria da Mediação da Aprendizagem. Como já lhe é característico, Meier conduziu a palestra de maneira bem-humorada, tornando-a dinâmica. O professor elogiou a iniciativa do município. “O Brasil tem mais de 5.500 municípios, não dá 500 que investem em formação continuada de seus professores, e Pinhais está de parabéns porque não apenas faz uma formação continuada, mas faz em nível internacional”, destacou.
Na lista de grandes nomes, foi palestrante o jornalista Laurentino Gomes, autor da trilogia 1808, 1822 e 1889, obras que tratam da história do Brasil de uma forma bem-humorada. Premiado e reconhecido pelo seu talento, o autor também enalteceu o evento. “Estou absolutamente encantado, Pinhais está fazendo um projeto que deveria ser referência para todos os municípios brasileiros. Acredito que um grande desafio brasileiro é promover cidadania por meio da educação, então Pinhais está dando um exemplo”, afirmou Laurentino Gomes.
Andrea Franceschini, secretária de Educação de Pinhais, destacou a parceria com a UTFPR, além da participação dos palestrantes, profissionais de outras cidades e inscritos. “Essa integração é muito importante e resulta em um evento dessa grandiosidade. O tema desta edição nos faz refletir sobre que caminhos vamos seguir, quais os desafios enfrentados, e certamente, juntos, encontraremos belíssimos caminhos para uma educação de qualidade”, destacou.
Apresentações culturais
Os alunos que participam dos projetos culturais desenvolvidos pela Secretaria de Educação apresentaram seus talentos, por meio de música e dança. Participaram das apresentações as Escolas Municipais Profª Thereza Corrêa Machado; João Leopoldo Jacomel; José Brunetti Gugelmin; Candido Portinari; Poty Lazzarotto; 31 de Março; Frei Egídio Carloto; Antonio Alceu Zielonka; Guilherme Ceolin; Marins de Souza Santos; Lírio Jacomel; Antonio Andrade; Clementina Cruz; João Leal; Felipe Zeni; Maria Chalcoski; Aroldo de Freitas; Maria Cappellari; Odile Charlotte Bruinjé.