Iniciativa vai encurtar distâncias e facilitar o acesso da população aos serviços públicos
Um projeto pioneiro para o município de Quatro Barras tomou forma no sábado (15), quando o Prefeito Loreno Tolardo inaugurou a Subprefeitura Distrital de Borda do Campo “Ari Heindyk”, em um dos distritos mais antigos e populosos da cidade. A obra realizada com recursos próprios visa encurtar distâncias e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
“Este é um dia histórico para o Município. Hoje estamos concretizando o que dezenas de homens públicos sonharam em realizar”, disse Tolardo. Em uma solenidade que reuniu centenas de pessoas, estiveram presentes familiares do homenageado “Ari Heindyk”, entre eles a esposa Terezinha Cunico Heindyk, filhos, netos e o irmão Amauri Heindyk.
“Estou feliz hoje, meu esposo estaria muito contente com esta homenagem. Ele merecia, era um homem bom, honesto e trabalhador”, disse Terezinha. Ari Heindyk foi vereador na 1ª e 2ª legislatura da Câmara Municipal e também atuou como presidente do Legislativo, já nos anos iniciais de emancipação política da Cidade.
Durante a cerimônia, o superintendente da nova Subprefeitura, Jarbas Mocelin, agradeceu a confiança depositada. “Esta inauguração é motivo de festa e alegria, queremos criar grandes projetos através da Subprefeitura de Borda do Campo. Por isso me comprometo a desenvolver um bom trabalho e fazer jus a este posto tão importante”, afirmou Jarbas.
A Subprefeitura vai concentrar serviços como protocolos, pedidos de alvará, tributação, infraestrutura urbana, administração do cemitério municipal, conservação das vias, entre outras ações que vão aproximar a população da gestão municipal, agilizando e facilitando o atendimento.
Na solenidade realizada no sábado, centenas de pessoas estiveram presentes, entre elas o Prefeito Loreno Tolardo; a primeira-dama Ederci Sbrissia Tolardo; dona Inez Tolardo; o vice-prefeito Olair Ribeiro Lago (Laio); o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Cezar Creplive; o Superintendente Regional do Trabalho, Neivo Beraldin; Roberto Hinça, representando o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; o superintendente da nova Subprefeitura, Jarbas Mocelin; o vereador de Curitiba, Thiago Gevert; o ex-vice-prefeito Quinco; os vereadores Gilson Rodrigues Cordeiro, Roseli Vidolin Pires, Mauro dos Santos, Vandir Rodrigues, Jonas Lago e Ângelo Andreatta; Eliseu Meira, representando o deputado Gilberto Ribeiro; pastor Francisco Kogima e o vigário Cleiton, da Igreja Matriz; além de empresários, comerciantes e moradores.
Em seu pronunciamento, o irmão de Ari Heindyk, Amauri, enalteceu o trabalho de todos que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento de Quatro Barras. “As dificuldades do princípio foram grandes, porque naquela época (a partir de 1961) o Município acabava de se emancipar. Mas valeu a pena. Hoje vemos como Quatro Barras avançou e continua avançando muito”, destacou.
Alguns destes avanços foram citados pelo Prefeito, que lembrou projetos e ações pioneiras que hoje fazem de Quatro Barras um referencial para a Região Metropolitana, como o novo complexo de piscina aquecida (que oferece aulas gratuitas de hidroginástica e sessões de hidroterapia), escola em tempo integral, o Programa Cidades Digitais (que contemplou um seleto grupo de municípios: oito no PR e 80 no Brasil); o maior número de academias ao ar livre por habitante, o maior programa de pavimentação da história (com investimentos de mais de R$ 32 milhões, além de um novo programa já previsto para 2015), a vinda do Centro de Especialidades para o Jardim Menino Deus, e a instalação do Centro Nacional de Distribuição de Peças da Renault, que já está trazendo benefícios para o Município através do Instituto Renault, que apóia ações voltadas à saúde e à educação. Em Quatro Barras três ações do Instituto já aconteceram, antes mesmo da instalação da montadora: a ampliação e reforma da Escola Total João Curupaná da Silva, a aquisição de uma nova ambulância e a terraplenagem para construção de uma nova escola no Centro.
“Tudo isso é resultado de muito trabalho e do desejo de várias pessoas de transformar a cidade naquilo que sonhamos. E o progresso continua”, disse Tolardo, referindo-se a outras ações que ainda estão por vir.