Vereadores de São José dos Pinhais aprovam exigência de comprovação da origem de cobre

Vereadores de São José dos Pinhais aprovam exigência de comprovação da origem de cobre

origem de cobre

O Projeto de Lei nº 862 de 2023, de autoria dos vereadores Allax Siqueira, Delegado Michel e Professor Abelino, foi aprovado por unanimidade

Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram um projeto de lei que obriga a comprovação da origem dos materiais recicláveis em cobre e também o cadastro dos fornecedores. O Projeto de Lei nº 862 de 2023, de autoria dos vereadores Allax Siqueira (MDB), Delegado Michel (Podemos) e Professor Abelino (Podemos), foi aprovado por unanimidade durante a 16ª sessão ordinária na manhã do dia 11, quinta-feira. O PL ainda passará pelo 2º turno, na próxima sessão.

 

Comprovação da origem

Pelo projeto de lei, as pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades comerciais com cobre devem manter registros que comprovem a origem dos fios, peças e placas que adquirirem. Além disso, elas devem cadastrar, no ato da compra, os fornecedores dos materiais. Os registros deverão conter a descrição do material comprado, a origem, a quantidade e a data da compra.

O descumprimento levará à advertência na primeira ocasião, multa na segunda, interdição do estabelecimento por 30 dias em nova reincidência e, por fim, a cassação do Alvará de Localização e Funcionamento se o problema persistir.

 

Importância do projeto

Durante a discussão do Projeto, presidente Allax falou sobre a importância de sua aprovação, já que o roubo de cabos de cobre tem crescido significativamente. “O cobre vem da Rússia e, sobretudo, da Ucrânia. A guerra fez o preço disparar”, pontuou o presidente. O delegado Michel complementou que o projeto de lei possibilitará uma maior fiscalização, porque o problema não é apenas quem rouba, mas também a receptação. “Se não houver comércio não tem por que haver furto. A polícia faz seu trabalho, mas a fiscalização municipal é necessária”, defendeu. Já o professor Abelino lembrou que, além dos prejuízos financeiros, os ladrões causam outros transtornos à cidade. “São fios desorganizados, enfeando as ruas, e causando até problemas para a saúde pública, porque esses fios causam acidentes”, disse.

 

2º Turno

Ainda na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram unanimemente nomear de Centro Comunitário Cultural Nahyr Dal Negro Vaccari a Unidade da Secretaria Municipal de Cultura na Planta Santo Antônio, através da aprovação em 2º turno do Projeto de Lei nº 1.002/2024, do vereador Paulinho Maradona.

Outra votação em 2º turno, a do Projeto de Decreto Legislativo nº 1.679/2023, do Poder Executivo, foi aprovada pela maioria dos presentes autorizando Termo de Cooperação Técnica entre o Município de São José dos Pinhais e o Banco Bradesco S.A.

 

Parlamento Jovem

A sessão de quinta-feira foi acompanhada de perto pelo presidente da atual legislatura Parlamento Jovem, André Matheus Barros de Lima, e pelo ex-presidente Davi Cândido dos Santos. Eles puderam acompanhar de perto como trabalha o presidente da Câmara, Allax Siqueira, que destacou a importância de aproximar a população do parlamento.

A atividade faz parte do trabalho de formação do Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola da Cidadania.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress