O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim, assinaram, no dia 21, convênio entre o órgão do governo federal e o Município para a modernização do sistema tributário da capital. A parceria foi formalizada no gabinete do prefeito no Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.
“Estamos recebendo o presidente do Serpro para que possamos aplicar as ferramentas fiscais do governo federal utilizando a inteligência artificial. Vai ser mais um fruto da inovação para a nossa amada Curitiba”, declarou o prefeito com grande entusiasmo.
Pioneirismo
De acordo com o presidente do Serpro, o convênio com Curitiba para assessoria e consultoria na área tecnológica, utilizando o modelo do Siafi, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, é o primeiro nestes moldes.
“Escolhemos Curitiba por ser uma cidade inteligente. A tecnologia será espelhada e novas soluções serão desenvolvidas pelo ICI, adequadas à Prefeitura de Curitiba”, disse Amorim.
O Siafi é uma referência para estados e prefeituras no Brasil. É o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo.
As possibilidades que serão estudadas e desenvolvidas complementarão o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Presenças ilustres
Junto com o prefeito e o vice estavam o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, o presidente da Agência Curitiba e futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba, Dario Paixão, o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Maurício Pimentel, e o sócio-diretor do iCities, hub de negócios em cidades inteligentes, Roberto Marcelino. O vereador Tico Kusma também participou.