Quatro Barras realiza a 2ª Semana Municipal do Aleitamento Materno

Quatro Barras realiza a 2ª Semana Municipal do Aleitamento Materno

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras realizou entre os dias 3 e 7 de agosto a 2ª Semana Municipal do Aleitamento Materno, a fim de reforçar a importância da amamentação no peito para a saúde das mães e dos bebês. Ao longo da semana foram promovidas palestras nas Unidades Básicas de Saúde e orientações no comércio e nas empresas, especialmente como incentivo às mães que retornam ao trabalho após o quarto mês de licença maternidade.

Na última sexta-feira (7), o Prefeito Loreno Tolardo e a Secretária de Saúde, Daniela Ribeiro, estiveram na Câmara Municipal para abrir a cerimônia de encerramento da Semana.

“Este é um tema decisivo para as nossas crianças, nossos filhos. Por isso a mobilização é tão importante”, disse o Prefeito. Tolardo, que também preside o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP), disse que é uma satisfação acompanhar o cumprimento de todos os programas da área da saúde e mencionou conquistas recentes, entre elas a vinda do Centro de Especialidades para o bairro Jardim Menino Deus.

Ao longo do evento também foram certificadas as empresas que abriram suas portas ao tema e apoiaram a causa do aleitamento materno. Três delas estiveram presentes: MS Hotéis, Vitacor e Supermercado Oeste. Também foram certificadas como exemplo de incentivo e apoio ao aleitamento as empresas Faurecia, Zivalplast, Supermercado Boni, Trevis e Novozyme.

“Esta sensibilização nas empresas teve o objetivo de mostrar que é possível às mães voltarem a trabalhar e continuar amamentando, com pequenas medidas de apoio dos empregadores”, explicou a integrante da Comissão Municipal de Aleitamento Materno, Danielly Medeiros Silva.

Ainda durante o evento, a médica pediatra da Prefeitura de Curitiba, Dra. Claudete Closs, ministrou uma palestra ao público presente, composto por gestantes, lactantes e profissionais da Saúde, abordando a importância da amamentação para o fortalecimento dos vínculos familiares e para a nutrição do bebê. “O leite materno é ideal para todos os bebês pois supre todas as necessidades nutricionais. É preciso acabar com alguns mitos como o leite fraco ou aguado. Isso não existe”, enfatizou a médica.

Ela falou sobre o colostro (leite materno dos sete primeiros dias após o parto) e sua importância para a imunidade da criança, já que é ele considerado a “primeira grande vacina do bebê”. Segundo ela, até os seis meses de idade a alimentação exclusiva deve ser o leite materno, que pode ser estendido por 2 anos ou mais com a alimentação complementar.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress