CMEIs de Curitiba têm três práticas premiadas em concurso nacional para professores

CMEIs de Curitiba têm três práticas premiadas em concurso nacional para professores

concurso nacional para professores
No Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura, o prefeito Rafael Greca entregou os certificados de menção honrosa às profissionais envolvidas nos projetos

A capital do Paraná mais uma vez é destaque no cenário nacional quando o assunto é inovação na educação. Curitiba foi a cidade brasileira com mais práticas premiadas no edital Nossa Escola Mais Criativa, um concurso nacional para professores que valoriza criações de metodologias para o trabalho com temáticas de sustentabilidade. O prefeito Rafael Greca entregou, no dia 12, terça-feira, os certificados de menção honrosa às profissionais envolvidas nos três projetos, em reunião no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura.

“Inspirados sejam os corações que ensinam e fortalecidos sejam os corações que aprendem”, disse o prefeito Greca.

 

Práticas premiadas

Entre as 300 práticas do Brasil, 30 foram selecionadas e dez premiadas, três delas de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba. As ganhadoras foram definidas em votação popular, com 82,2 mil votos por todo Brasil. O resultado é fruto do zelo da Prefeitura pela Educação.

As professoras e diretoras envolvidas com esses projetos irão a São Paulo para receber a premiação: uma formação e kits tecnológicos para os estudantes.

A categoria “Ações de Transformação na Escola” envolveu projetos de inovação de todo País. “Essas ações muito nos orgulham, o resultado é mais um reflexo de todo o trabalho realizado na rede municipal de ensino, onde as crianças e os estudantes protagonizam ideias e soluções que beneficiam toda a comunidade”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

As ações inovadoras na rede pública municipal estão em salas de aula, Faróis do Saber e Inovação, e em programas e projetos como Linhas do Conhecimento, Rádio Escola, Jornalistas Mirins, Robótica educacional.

 

33 oficinas de criatividade

Também abertas para a comunidade gratuitamente, Curitiba tem 33 oficinas de criatividade, onde a população, estudantes e profissionais da rede municipal de ensino podem pesquisar e desenvolver projetos mãos na massa. São 32 Faróis do Saber e Inovação anexos às escolas e uma oficina maker na sede da Secretaria Municipal da Educação, dentro do Laboratório Pedagógico de Inovação, no Alto da Glória, utilizada principalmente para ações formativas dos professores.

As oficinas dos Faróis são usadas rotineiramente para atividades pedagógicas dos estudantes, orientadas por professores, mas podem ser visitadas e frequentadas pela comunidade. Os Faróis também oferecem empréstimo de livros.

Além das práticas curitibanas, os vencedores pertencem a redes de ensino de Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Estiveram presentes ainda na solenidade o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), Alexandre Matschinske; os superintendentes de Gestão Educacional, Andressa Pereira; e Executivo, Oséias Santos de Oliveira; e a a vereadora Sargento Tânia Guerreiro.

 

Os vencedores

Revitalização do entorno do CMEI da praça Emirados Árabes Unidos

CMEI Moradias Olinda (regional Bairro Novo)

Um lugar da gente escuta e transformação

CMEI Vila Formosa (regional Pinheirinho)

Start de Huguinho no mundo da inovação

CMEI Hugo Peretti (regional CIC)

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress