O bairro Antonio Prado, na área rural, recebeu o Programa de Contenção de Enchentes, realizado pela Prefeitura de Colombo. A princípio a obra não estava no cronograma de obras, sendo um ponto extra por onde o programa está passando.
O trabalho realizado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Viação substitui manilhas pequenas (1 m) por outras 36 manilhas de 1,20m e 1,50m, ou seja, de maior diâmetro, o que permitirá a correta vazão das águas.
As enchentes no local eram causadas por conta das manilhas que estavam bloqueadas com lixo e terra, impedindo a passagem da água no Rio Bentivi. Para reverter essa situação, já foi realizada a limpeza e desassoreamento do rio.
Também foram usados três caminhões de pedras graúdas, para sustentar as manilhas no rio. A rua com nível de passagem que faz divisa com o Município de Almirante Tamandaré, também recebeu melhorias. Ela foi refeita, tendo agora 12 metros de largura, antes não passava de cinco, além de receber ensaibramento para melhorar a passagem.
“Os moradores passavam por apuros, muitos chegaram a aumentar os muros para tentar fazer com que a água não invadisse as casas, e também, quando ocorria enchente eles precisavam fazer um desvio muito grande de quase quatro quilômetros”, detalhou o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki.
Os serviços fazem parte do Programa de Contenção de Enchentes, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal desde 2013. A princípio o programa passaria por 21 pontos do município, na sua segunda fase, mas devido às novas demandas em alguns pontos, o número foi ampliado para 27.