“É uma honra e orgulho ser parceiro de uma gestão comandada por uma mulher”, afirma Marcinho

“É uma honra e orgulho ser parceiro de uma gestão comandada por uma mulher”, afirma Marcinho

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 05/03/2024

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), parabeniza a todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. “Parabéns, mulheres. Congratulo a todas as mulheres de todas as idades não, apenas, por um dia, por uma data comemorativa. Mas pela luta, garra, força, coragem e sensibilidade das mulheres em todos os dias. É uma honra e orgulho contarmos com uma mulher à frente da gestão de Pinhais, além de secretárias nas pastas de Saúde, de Educação, de Meio Ambiente, da Assistência Social, enfim. Parabenizo as nossas gestoras do município, a vereadora Jane Carteira, a única parlamentar nesta atual legislatura em Pinhais, além de enviar meus cumprimentos às servidoras da Casa e da Prefeitura, em especial. E a todas as mulheres do nosso município, sejam elas mães, esposas, avós, profissionais, donas de casa, estudantes, enfim, as mulheres costumam ser múltiplas em suas tarefas, todas realizadas com muita competência e dedicação”, parabeniza.

“É com essa admiração que inclusive convidamos as mulheres pinhaienses para participarem mais da vida pública no município, da nossa política local. Há muito espaço nos partidos para as mulheres e é desse diferencial que nossa política necessita a partir de uma participação feminina maior, trazendo um novo olhar, de mais sensibilidade, a exemplo do que a prefeita Rosa Maria tem demonstrado e de como a ex-prefeita Marli Paulino, atual deputada estadual, tem, também, inspirado a tantas mulheres. Pinhais tem esse diferencial, em grande parte, por contar com mulheres no comando da administração, em cargos importantes, desde a gestão do Luizão, que deu muito espaço às mulheres em secretarias e diretorias”, considera o presidente Marcinho.

 

Carlinhos do Eliza esclarece sobre chegada de mais testes de Covid-19 nas Unidades de Saúde

O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) esclareceu, em discurso no Grande Expediente, que a Secretaria Municipal de Saúde já providenciou testes de Covid-19 nas Unidades de Saúde do município. “Após dois munícipes relatarem que precisaram dos testes nas Unidades de Saúde do Tebas e Perdizes, mas, estavam em falta, conversei com a secretária Adriane Jorge, que me confirmou que os testes já chegaram. Na Unidade de Saúde, teriam sido informados equivocadamente, que não haveria mais testes disponíveis pelo município. Mas, a falta aconteceu porque a empresa licitada não havia cumprido a entrega, além de ter ocorrido um aumento da demanda desde janeiro. No começo de janeiro, houve apenas uma solicitação de teste. Já, em 27 de fevereiro, este número subiu para 281 solicitações, sendo que, destes, 106 deram resultado positivo para Covid-19, em todo o município. Vale ressaltar que Pinhais é um dos poucos municípios que ainda disponibilizam testes de Covid-19”, esclareceu.

 

Mais obras a caminho

Nas Explicações Pessoais, destacou o mês de comemorações do aniversário de Pinhais, lembrando que, além de eventos e festas, o município não pára o trabalho pela população. ”Temos vinte e sete vias que terão antipo substituído por asfalto, aprovamos reajuste salarial aos professores, os bosques municipais ganharam água potável para as pessoas e os pets beberem, assim como o Parque das Águas, novos CRAS serão construídos, a exemplo do Jardim Cláudia. Este bairro também deverá ganhar um Ecoponto, e o Maria Antonieta uma piscina nova. A Praça do Skate ganhará obras, aliás, no próximo dia 14, haverá uma reunião entre a Prefeitura, a empresa licitada e a comunidade no local, a fim de colher sugestões para o projeto da nova praça. Três novos CEMEIs estão previstos, ainda, um deles, na Jacob Macanhan, perto da rotatória, além de mais duas novas escolas em tempo integral“, comemorou.

 

André de Paula pede troca de localização de semáforo no bairro Triângulo e instalação de semáforos sonoros para deficientes visuais

O vereador André de Paula (Republicanos) ressaltou, durante discurso no Grande Expediente, um Projeto de Indicação da Casa para instalação de semáforos sonoros em pontos estratégicos do município, a fim de atender às necessidades dos deficientes visuais. Bem como salientou um requerimento para o bairro Triângulo a respeito de troca de localização de semáforo. “Primeiramente, destaco o pedido que fizemos em nome dos moradores do bairro Triângulo. Eles pedem a troca da localização do semáforo instalado na esquina da João Leopoldo Jacomel com a João Batista Guerra. A comunidade pede que seja transferido para a Ernesto Wandembruck esquina com a Adalberto Andrade, bem onde entra o ônibus na via principal do Maria Antonieta. Já existe um semáforo lá, só que mais pra baixo, e, neste ponto, é onde há maior fluxo de veículos. Ou então, se possível, que seja realizada a instalação de mais um semáforo, garantindo mais segurança aos moradores do Triângulo e do Maria Antonieta“, solicitou.

 

Semáforos sonoros

Quanto ao Projeto de Indicação, os vereadores pedem que Pinhais siga a inovação de Curitiba, onde já há semáforos sonoros para deficientes visuais. ”Sugerimos a instalação na Avenida Camilo Di Lellis, assim como em frente aos comércios da Avenida Jacob Macanhan e em pontos específicos da Avenida Irai. Em Curitiba, pude verificar a presença de um semáforo sonoro na Avenida Marechal Deodoro. O semáforo sonoro é muito útil ao deficiente visual, que é avisado pelo som quando o sinal abre. Este som vai se tornando mais intenso a medida em que se aproxima o fechamento do sinal verde para o pedestre passar“, explanou.

 

Projeto “Família Acolhedora”

Nas Explicações Pessoais, o vereador André de Paula comemorou o lançamento do projeto “Família Acolhedora“, resultado de um Projeto de Indicação dos vereadores da Casa apresentado a Prefeitura, que acatou a sugestão transformando-o em projeto de lei. ”Estou muito contente que este nosso projeto foi bem recebido pela prefeita e lançado, ontem, no Cenforpe. É uma oportunidade única aos menores de idade de serem acolhidos por famílias pinhaienses interessadas em participar através de cadastramento. O menor de idade, ao invés de ir para uma instituição, fica, por determinado período, em casa de família. As famílias interessadas em acolher o menor recebem um benefício para o custeio da permanência deste menor junto a elas. Agradeço aos vereadores pelos votos favoráveis e à prefeita, que gostou de nossa sugestão e a transformou em projeto de lei para aprovarmos na Casa”, agradeceu.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress