A partir desta quarta-feira (6/3), a Rua Osmário de Lima, no Capão da Imbuia, sofrerá bloqueio total na quadra entre as ruas Paulo Kissula e Araguaia. A medida é necessária para o início da frente de obras do lote 4 do Novo Inter 2 com a pavimentação em concreto da via. Para a cura do material, a pista vai permanecer fechada por pelos menos 15 dias.
O que é transtorno temporário para moradores e motoristas também é construção de futuro para a cidade. As obras que hoje alteram a rotina vão tornar o trânsito local mais fluído e melhorar os deslocamentos do transporte coletivo na região.
Somadas, as intervenções nos bairros Tarumã, Capão da Imbuia e Cajuru chegam a R$ 290 milhões em investimentos, em uma área de abrangência de 5,7 km².
Além do avanço na qualidade da mobilidade para quem mora em Curitiba e Região Metropolitana, os donos dos imóveis nas áreas impactadas ainda serão compensados com a valorização das propriedades. Estudos mostram que os preços dos imóveis sobem em média 30% em locais que recebem nova infraestrutura urbana.
As obras de mobilidade nos três bairros estão alinhadas ao compromisso da Prefeitura pelo zelo de Curitiba
No futuro próximo, são essas mudanças que vão permitir revisões da classificação viária das ruas dos bairros, o que tem impacto no zoneamento e na legislação do uso do solo. Essas diretrizes induzem o desenvolvimento urbano e a mudança de usos, com a liberação para a instalação de diferentes tipos de empresas, por exemplo.
Investimentos
Nos últimos meses, a região tem recebido obras de diferentes programas de financiamento. No viaduto do Tarumã, com o alargamento da estrutura e novas alças de acesso para fluxo de veículos entre Curitiba, Pinhais, regiões norte e sul via Linha Verde, as obras são executadas pela Trail Engenharia, com recursos do Tesouro Municipal, no valor de R$ 93 milhões.
Um pouco mais adiante, na altura das ruas Nivaldo Braga e Olga Baster, o Betacem realiza as intervenções da requalificação das vias para a formação de um binário, dentro do financiamento do New Development Bank (NDB) para o Ligeirão Leste-Oeste. São mais R$ 56 milhões em investimentos.
Na continuidade da Avenida Maurício Fruet, próximo à Rua da Cidadania do Cajuru, a mesma empresa iniciou as obras dos Lotes 4.1/4.2, para a requalificação da canaleta do ônibus, ruas do entorno, novas estações e reformas dos terminais Vila Oficinas e Centenário, por R$ 64 milhões.
Para a adequação do itinerário do Inter 2 será implantada uma faixa exclusiva para ônibus na Victor Ferreira do Amaral, até a divisa com Pinhais. Ali, parte do Lote 4 do Novo Inter 2 já está em execução pela Castilho Engenharia, pelo valor de R$ 75 milhões, pagos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto prevê ainda ciclofaixa e novo paisagismo.
“As execuções atendem a uma região que estava carente de infraestrutura viária adequada à demanda. Com essas obras, estamos cumprindo a premissa do plano diretor de Curitiba, que é apoiado no tripé uso do solo, sistema viário e transporte coletivo”, avalia Luiz Fernando Jamur, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).