A iniciativa contou com a participação de representantes dos estados do Mato Grosso, Tocantins, Rio Grande do Sul, além do Paraná e de Santa Catarina
Entre os dias 4 e 5 de agosto, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Vigilância Sanitária realizou o I Encontro Intermunicipal de Profissionais de Vigilância Sanitária (INTERVISA). A iniciativa contou com a participação de representantes dos estados do Mato Grosso, Tocantins, Rio Grande do Sul, além do Paraná e de Santa Catarina.
Organizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o evento teve como temática geral o “Direito Sanitário – uma vivência teórico prática”. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e teve alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído pela Lei nº Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015, sendo comemorado no dia 5 de agosto.
Segundo o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, o evento se torna importante tendo em vista o aprimoramento da prática da Vigilância Sanitária. “Esta troca de experiências se torna essencial na busca por avanços. Aqui no município procuramos a formação dos comerciantes e do empresariado local, e a Vigilância se coloca como apoio para instruí-los. Desta forma, a população vai percebendo a importância dessa atuação”, salienta.
Para a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, a iniciativa foi pensada para que fosse um canal de troca de experiências e para que se possa conhecer a realidade dos municípios. “Sabemos dos desafios que os fiscais de vigilância enfrentam diariamente na execução de suas atividades. Este é um momento de oportunizarmos as discussões em torno das dificuldades e dos avanços neste âmbito. Agradeço o envolvimento de toda a equipe e das outras secretarias que nos apoiaram nesta ação”, afirma.
O chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, ressalta as dificuldades que os municípios encontram em manter uma equipe de Vigilância Sanitária. “Temos que superar vários empecilhos; há também o desafio de superar o conflito de interesses individuais diante dos coletivos. Por isso as ações educativas, junto à comunidade, se tornam importantes. Há muita rotatividade neste meio, mas esta realidade não é vivida aqui em Pinhais, a equipe de trabalho no município é muito atuante”, comenta.
Também estiveram presentes no evento, o secretário de Governo, Lukala Nóbrega; secretário de Cultura, Esporte e Lazer, José Martins; secretária de Educação, Andrea Franceschini; secretária de Assistência Social, Rosângela Batista; secretária de Administração, Rosa Maria; o presidente do Pinhais Previdência, Marcio Reszko; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosemeire Duraes dos Santos; coordenadora da Assessoria Jurídica do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, Ana Carolina Mendonça de Araújo Nabuco D’avila. Representando o legislativo municipal, o presidente da Câmara, Gilberto Hartkopft, o vereador Marcinho e as vereadoras Cecília Padovan e Jane Carteira.
Lançamento de Livro
Durante o Encontro, também foi realizado o lançamento do livro “Processo Administrativo: Vigilância Sanitária”, do médico veterinário e sanitarista Sérgio Toshihiko Eko. De acordo com o autor, a obra é destina principalmente para os profissionais da Vigilância Sanitária e aos operadores do Direito. “Nestes 27 anos de atuação na área, vivi muitas coisas que contribuíram na construção deste livro que traz uma linguagem descomplicada, harmonizando a Vigilância Sanitária e o Direito”, ressalta o autor.