por Vanessa Martins de Souza
Nesta quinta feira (06/08), o Prefeito Luizão Goulart (PT) nomeou o novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, que assume a Pasta em razão do falecimento do então Secretário José de Seixas Zeitel, em 27 de julho. Quem assume o cargo é Genésio de Siqueira Junior, até então Diretor do Departamento de Indústria e Comércio, subordinada à Secretaria em questão. A reportagem conversou com o novo Secretário, que manteve uma grande amizade profissional e pessoal com Zeitel.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Como foi o convite do Prefeito Luizão para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico? O senhor já esperava pela nomeação?
Secretário Genésio Siqueira: A notícia do falecimento de José Zeitel me deixou muito triste, ele era um grande amigo. Acredito que o Prefeito Luizão optou por meu nome justamente por eu estar bastante a par de todo o funcionamento da Secretaria e muito próximo a Zeitel. Desde 2009, quando assumi, inicialmente, o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estou acompanhando e colaborando com tudo, ao lado de Zeitel. Enfim, creio que tenha sido uma escolha pautada nisso tudo, nesse meu conhecimento aprofundado de todo o processo da Secretaria, dos projetos e programas.
A Gazeta: Então, o senhor acredita que está bem preparado para assumir a Pasta?
Secretário Genésio: Por tudo que eu e o Zeitel construímos na Secretaria, por tudo que tenho acompanhado nesses anos todos, sempre trocando ideias e compartilhando experiências, minha expectativa é estar à altura do cargo, de todas as responsabilidades. Posso dizer que darei o melhor de mim.
A Gazeta: Qual será o foco de trabalho da Secretaria?
Secretário Genésio: Nosso foco tem sido o desenvolvimento e fortalecimento das empresas de Pinhais. Investindo em qualificação de empresários e funcionários, em geração de emprego e renda, e também na atração de novos investimentos para a cidade.
A Gazeta: Como está estruturada a Secretaria?
Secretário Genésio: Conta com 60 servidores e está dividida em cinco Departamentos: Indústria e Comércio; Turismo; Geração de Emprego e Renda – incluindo a Agência do Trabalhador; Agricultura – incluindo o Ceart e o Armazém da Família e o Departamento de Projetos e Parcerias.
A Gazeta: Entre os projetos e programas em andamento, quais o senhor destacaria?
Secretário Genésio: Temos o projeto ‘Rodada de Negócios’, recém lançado e que este jornal fez uma matéria muito boa, pela qual agradeço em muito. O ‘Rodada de Negócios’ foi criado em parceria com diversas entidades como o SEBRAE, FACIAP, FECOMÉRCIO, ACIPI e outras para promover encontros entre o empreendedores de Pinhais. Trata-se de uma oportunidade para que os empresários façam seu networking, sua rede de negócios, troquem ideias e informações e, possivelmente, realizem parcerias. O objetivo é fomentar as transações comerciais entre empresários de Pinhais, fazendo com que as empresas comprem e solicitem serviços de empresários locais, trazendo mais arrecadação, emprego e renda para a cidade. Se o empresário pode contratar um serviço ou comprar um produto daqui, por que buscar fora da cidade? Os encontros fazem com que os empresários conheçam um ao outro e façam um intercâmbio de ideias e informações.
A Gazeta: Existem outros programas importantes?
Secretário Genésio: Os cursos de qualificação profissional promovidos pela Agência do Trabalhador também são um destaque, ofertando oportunidades de qualificação aos trabalhadores do Município. Teremos a 1ª. Semana Científica, em parceria com o IFPR, no final de agosto. E ainda a Caminhada da Natureza e uma Pedalada, para promoção do turismo, junto com as escolas municipais. Outro projeto maravilhoso é o ‘Horta no Quintal de Casa’, que tem dado muito certo. Enfim, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi muito bem estruturada pelo Zeitel, que esteve no comando da Pasta desde 2009. Dar continuidade a esse trabalho é o principal objetivo e uma honra.
A Gazeta: O Secretário Zeitel era bastante conhecido pela acessibilidade a todos que o buscavam, incluindo os vereadores, independente de siglas partidárias. O senhor pretende manter esta abertura?
Secretário Genésio: O Zeitel realmente era uma pessoa bastante acessível a todos. Quando o Prefeito Luizão me nomeou e chamou a equipe para anunciar meu nome, lembrou a todos que o Zeitel era o Zeitel, e o Genésio é o Genésio. Ou seja, pessoas diferentes. Em suma, ele quis dizer que ninguém é igual a ninguém. Na parte política, quem sempre dá o norte é o Luizão, e continuaremos seguindo as orientações do Prefeito nesse sentido. Evidentemente, sabemos da importância de todos os secretários, vereadores de Pinhais e continuaremos abertos ao diálogo com todos.
A Gazeta: O que a população pode esperar do senhor no comando da Secretaria?
Secretário Genésio: Nosso grande desafio é dar continuidade a todo esse trabalho, muito bem consolidado, iniciado pelo saudoso José Zeitel. Ele era uma pessoa fantástica, uma pessoa iluminada, e é uma grande honra e responsabilidade assumir seu lugar na Secretaria. Sinto-me preparado para esse desafio de conseguir levar adiante os projetos do Zeitel e do Prefeito Luizão, visando o desenvolvimento econômico do Município, com mais oportunidades para os empresários e trabalhadores, além de uma melhor qualidade de vida para a população em geral.