Greca e Pimentel celebram 15 anos do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal

Greca e Pimentel celebram 15 anos do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal

Orgânicos do Mercado Municipal
O setor está em operação desde 12 de fevereiro de 2009 e foi o primeiro do Brasil a disponibilizar alimentos e outros produtos orgânicos em um mercado municipal

A comemoração dos 15 anos do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba teve direito a bolo, Parabéns Pra Você, curitibinhas, presença da Família Folhas e diversas homenagens a quem contribuiu para que o local se tornasse a referência que é hoje no Brasil.

O evento do dia 28 de fevereiro, quarta-feira, teve a presença do prefeito Rafael Greca, que exaltou a importância do pioneirismo de Curitiba ao criar o primeiro Setor de Orgânicos em um mercado público no país, e do vice-prefeito e secretário estadual de Cidades, Eduardo Pimentel.

“Nós temos um grande orgulho do Mercado Municipal e do Setor de Orgânicos que está fazendo 15 anos e nos proporcionando poder comprar produtos naturais, poder comprar comida de verdade que é a comida orgânica que nasce quando a chuva cai na terra e as plantinhas semeadas pelos agricultores brotam. Comida de verdade é comida sem veneno, com segurança alimentar e nutricional”, disse Greca.

Eduardo Pimentel também destacou a importância dos 15 anos do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal para a cidade. “Eu estava aqui, há 15 anos, na inauguração do Mercado de Orgânicos, e agora quero parabenizar a todos os empreendedores, empresários que fazem desse setor uma referência ano após ano”, reforçou Eduardo Pimentel.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, celebrou a importância do setor na difusão de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e transgênicos, oferecendo opções mais saudáveis aos cidadãos. “É fundamental destacar o impacto positivo do Setor de Orgânicos na economia local. Ele contribui significativamente para toda a cadeia alimentar no entorno da capital, beneficiando agricultores familiares e produtores de orgânicos”, afirmou Gusi.

 

Curitibinhas

Alunos do 3° ano da Escola Municipal Irmãos Rebouças participaram do evento por meio do programa Linhas do Conhecimento, que leva crianças e estudantes para aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em parques, praças, museus, Faróis do Saber e Inovação, entre outros espaços da cidade. Foram 24 alunos que conheceram o Mercado Municipal e participaram de atividades sobre alimentos orgânicos e comida de verdade.

 

Pioneirismo

Pioneiro no país, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal está em operação desde 12 de fevereiro de 2009 e foi o primeiro do Brasil a disponibilizar alimentos e outros produtos orgânicos em um Mercado Municipal.

O setor oferta diversos produtos com a garantia de que são realmente orgânicos, com monitoramento constante da Prefeitura, o que é um de seus diferenciais. Tudo é elaborado de forma sustentável, já que o orgânico não é somente um produto sem agrotóxicos ou insumos químicos.

 

Rede de orgânicos

Além do setor no Mercado Municipal, Curitiba conta com 14 feiras orgânicas da Prefeitura. Nos espaços, são comercializados, além de frutas e verduras, carnes, grãos, sucos, leites, chocolates, cosméticos e até roupas sem produtos químicos na fabricação.

São 12 feiras orgânicas diurnas, que ocorrem a partir das 7h, e duas noturnas, que acontecem das 16h às 20h.

 

Homenagens

Foram homenageados no evento o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o oficial nacional de projetos da FAO Brasil e ex-secretário Nacional da Agricultura Familiar na implantação do Mercado de Orgânicos, Valter Bianchini; o assessor do Sistema Faep/Senar e ex-secretário municipal de Abastecimento, Antônio Leonel Poloni; e o ex-delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Antônio Denardi.

Os permissionários do Setor de Orgânicos também foram homenageados com certificados pelos 15 anos no local: Antonio Rapetti, da Natural Market; Arnaldo Brandao, da Couve e Flor; Carolina Sereneski de Lima, da Sirius; Eliane Perin Ceccon, da Ceccon Orgânicos; Juliana de Christo Souza Chella, do Espaço Orgânico; Júlio Kobe, da Banca do Kobe; Leda Kayoko Sato Kai, do Restaurante Ohana e Botané Sustentável; Mário Sato, da Arte Verde; Rose Bezecry, da Cativa Natureza; Wilson Nicolau, da Nico’s Orgânicos; Luiz Ary Radunz Gosch, da Taurino’s Organic; e o fornecedor Chácara Gasparim.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress