O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), lembra que o aniversário de Pinhais está se aproximando e, com ele, o aguardado calendário de comemorações, durante todo o mês de março. ”Em 2024, nosso município completa 32 anos de emancipação, no próximo dia 20 de março. Tradicionalmente, como todos os anos, o mês de março ganha um calendário de comemorações repleto de eventos especiais, festas, inaugurações e projetos e programas específicos. Já no dia 2 de março, o evento que inaugura esse calendário é o tradicional Programa Justiça no Bairro que, em 2024, completa dezoito anos. A iniciativa do programa é do Poder Judiciário do Paraná, realizado em parceria entre a Prefeitura de Pinhais com o Sesc Cidadão, juntamente com a realização da Feira de Serviços. Neste ano, o bairro a abrigar o evento será o Atuba, na Escola Municipal Anísio Teixeira de Freitas. O agendamento para o Justiça no Bairro deve ser feito nos CRAS. Não percam essa oportunidade de obter acesso a serviços jurídicos de forma gratuita, rápida e sem burocracia. Lembramos, ainda, a comunidade, que a Feira Municipal de Serviços também costuma ser muito procurada pela população, atendendo ao público em diversas demandas. Acredito que o Justiça no Bairro deste ano será um sucesso de público, a exemplo de anos anteriores. A comunidade já espera, todos os anos, por essa grande oportunidade de obter acesso a justiça de forma facilitada. O Poder Legislativo Municipal sempre apoiou essa grande parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário do Estado que traz a democratização do acesso a Justiça a todos, principalmente, às camadas sociais mais desassistidas de assistência jurídica. Estamos felizes em sediar em nosso município, por mais um ano consecutivo, esse grande programa que é o Justiça no Bairro. Desejo a toda comunidade pinhaiense um mês de aniversário em que o povo da nossa cidade seja o maior contemplado pelos 32 anos de Pinhais“, comemora.
Filho acusa Renan Ceschin de fazer oposição com fake news
O vereador Filho (PSD) acusou o vereador Renan Ceschin (PODE) de disseminar fake news ao criticar a retirada do serviço de ambulância entre às 22 e sete horas, no município. “O vereador promove fake news ao citar o caso de um munícipe que fraturou a perna e não teve serviço de ambulância. Em caso de fraturas, deve-se chamar o SIATE e encaminhá-lo ao Hospital do Trabalhador. Não é o município que atende a esse tipo de demanda. É claro que a saúde em atenção primária é dever do município, que faz sua parte. Mas, o vereador tenta confundir a opinião pública ao citar um exemplo que não compete ao serviço de ambulância, mas, sim ao SIATE. Ele não esclarece que a Prefeitura retirou o atendimento da ambulância no referido horário porque não há demanda. Já tem o SAMU e o SIATE, neste horário. Não há altas médicas neste período, portanto, o motorista da ambulância não teria trabalho entre estes horários”, esclareceu.
Fake News
Filho frisou que, em Pinhais, há democracia, por isso, respeita-se a oposição. Mas, fake news devem ser combatidas. “Aqui não é a Rússia, nem a Venezuela. Temos oposição, deve haver oposição. Mas, não se pode fazer oposição com mentiras e fake news, distorções dos fatos. O povo não é burro, percebe que está sendo confundido. A saúde pública é um problema no país todo. Até os planos de saúde estão com as agendas médicas lotadas. O vereador ataca, critica e vai embora da sessão. Mas, na hora de votar a favor de projetos importantes, não vota a favor. Aposta no quanto pior, melhor. Torce contra o município. Ele quer que as coisas boas não aconteçam e ainda desrespeita colegas vereadores, atacando o Tomé, e a todos nós“, bradou.
Tomé afirma resolver divergências pontuais com Prefeitura na base do diálogo
O vereador Tomé reafirmou seu orgulho em apoiar a gestão da prefeita Rosa Maria, lembrando que está sempre à disposição para somar e colaborar com o desenvolvimento do município. “Moro há 29 anos em Pinhais. Estou há 22 anos como servidor da Prefeitura, o que me traz muito orgulho. Mais orgulho, ainda, tenho em servir ao município, agora, como vereador. Em todo esse tempo, tenho acompanhado a vida pública da cidade, as sucessivas gestões e sinto orgulho em ter apoiado esse grupo político que está no poder. Têm sido gestões com mais de 80% de aprovação popular. Tenho divergências pontuais com a Prefeitura, as quais sempre levo à prefeita, secretários, diretores. Na base do diálogo, sempre, exponho o que acho que precisa melhorar. Algumas vezes, minhas sugestões são acatadas. Em outras, sou convencido pela Prefeitura a mudar meus pontos de vista por receber explanações transparentes e justas. Enfim, estou sempre disposto a fortalecer o lado positivo da gestão e a trabalhar para que o positivo só cresça. Críticas negativas não servem para nada, não acrescentam nada de bom ao município. É com orgulho que tenho estado ao lado de um grupo político que tem feito muito para o desenvolvimento do município. E reitero aos cidadãos desta cidade que, podem ter certeza, estou sempre à disposição para trabalhar por coisas positivas à nossa cidade”, reafirmou.
Tielo afirma que serviço de ambulância entre às 22 e sete horas poderá voltar se houver demanda
Nas Explicações Pessoais da sessão ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira, dia 20, o vereador Tielo Staes fez um discurso na tribuna em resposta às críticas do vereador Renan Ceschin referentes a retirada do serviço de ambulância no município, entre às 22 e sete horas. “Pena que o vereador Renan já foi embora da sessão. Mas vou respondê-lo, aqui, sobre a UPA 24 horas. Tenho visitado a UPA direto, estou sempre lá, então, sei do que estou falando. De 400 atendimentos por dia, 250 são a pessoas de fora do município. Então, não tem como zerar a fila. E 30% dos atendimentos são para pegarem atestado médico para o trabalho. Nas segundas, é um inferno, muito lotado, lá, por causa dos pedidos de atestado médico. Sobre médico pediatra, já falei com a prefeita, ela vai providenciar, nem que seja no horário da noite, das 22 horas às sete, a fim de atender às crianças que precisam desse atendimento emergencial. Quanto a ambulância disponível de madrugada, também, conversei com a prefeita, ela disse que, se houver demanda, ela vai providenciar ambulância de novo, entre 22 horas e sete da manhã. Digo isso não é pra puxar saco da prefeita, não tenho motivo pra isso. Digo porque confio nela, sei do bom trabalho que tem feito, conheço as demandas da UPA, enfim, é por isso que estou dando apoio à prefeita e à sua reeleição. Acredito, confio e apoio a prefeita Rosa Maria“, pontuou.