Com a proximidade do Carnaval, a Guarda Municipal de Curitiba se organiza para garantir a segurança dos foliões.
O efetivo será reforçado com mais 150 guardas em diversos pontos da cidade, para atender à programação oficial do Carnaval 2024 e os locais com grande concentração de pessoas. A operação será amplamente monitorada pelas 1,9 mil câmeras da Muralha Digital, instaladas estrategicamente nos principais pontos de Curitiba.
O monitoramento das imagens não se restringirá apenas à Guarda Municipal; as informações serão compartilhadas com as demais forças policiais, fortalecendo a integração entre as diferentes instituições de segurança pública.
Como vai funcionar
Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, em reunião prévia ficou acordado que a Guarda Municipal atuará em conjunto com a Polícia Militar e outras forças de segurança ao longo de toda a programação carnavalesca. Essa colaboração visa promover um ambiente seguro e agradável para todos os participantes.
“A segurança de todos é prioridade e a atuação conjunta das forças de segurança busca garantir um Carnaval tranquilo e inesquecível para todos os curitibanos e visitantes”, afirmou Matos.
Além da presença física e do monitoramento eletrônico por câmeras, a Guarda Municipal estará disponível para atendimento emergencial pelo telefone 153. Esse canal estará aberto para receber denúncias e prestar auxílio em situações que exijam intervenção imediata.
“É importante que a população nos acione e denuncie casos de importunação sexual e outras ocorrências, para que possamos ter um ambiente seguro e respeitoso durante as festividades”, disse o comandante da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior.
Segundo o comandante, haverá equipes a pé, de bicicleta, motocicletas e automóveis a disposição da população. “Toda nossa estrutura da Guarda Municipal estará de prontidão para garantir a segurança dos foliões”, reforçou.
A Operação Carnaval incluirá também a participação de agentes da Superintendência de Trânsito (Setran), que atuarão em bloqueios de vias e na orientação de desvios, contribuindo para a fluidez do tráfego durante as festividades.